23ª edição do Comida di Buteco chega a Florianópolis em abril

23ª edição do Comida di Buteco chega a Florianópolis em abril

Após o sucesso do retorno do concurso presencial em 2022, o Comida di Buteco volta à Grande Florianópolis de 7 a 30 de abril, para reforçar a importância da cultura de buteco como uma essência dos brasileiros, convidando a todos para conhecerem lugares e sabores caseiros, pois, afinal, a vida é feita de buteco! No circuito de Florianópolis, 26 bares da região participam do concurso: Ambar, Ara Beach Bar, Aukanaii, Bar do Cris, Bar do Noel, Bar e Restaurante Tarrafada, Beer Praia, Boteco da Ilha, Boteco Itacorubi, Boteco O Mané, Botequim das Flores, Centro Social da Cerveja, Choperia Dazumbanho, Deck6, Dona Jovem Bar, Gaúchos na Barra, Morro das Pedras Bar e Restaurante, Nacanoa Oyster Bar, Puerto Escondido Kioske Mexicano, Sabores da Lagoa, Santo di Casa, Sufoco's Bar, Tonho Boteco, e Zeca Bar e Restaurante, todos na capital; Capitão Gaivota e Camarão Manezinho, em São José; e Bendito Boteco, em Palhoça. 

O tema da edição de 2023 é "Ervas e Especiarias", que remonta aos primórdios da história da humanidade e caminhos da culinária ao redor do mundo. A escolha se deve ao fato desses elementos serem utilizados nas cozinhas de todo o país, permitindo apropriações regionais e ampla variedade, onde os butecos podem explorar e abusar da criatividade.

O concurso ocorre em 24 circuitos simultâneos em todo o Brasil, com mil butecos participantes. Em sua sexta edição na Grande Florianópolis, com bares participantes da capital, São José e Palhoça, o concurso também está presente pela primeira vez em Joinville e Blumenau, além das cidades paranaenses de Londrina e Maringá.

O Comida di Buteco é um concurso, e não um festival, elegendo o Melhor Buteco de cada circuito, e não o melhor petisco. O público e os jurados visitam os estabelecimentos para avaliar quatro categorias: atendimento, temperatura da bebida, higiene e petisco. Cada item tem um peso diferente nas notas, o petisco corresponde a 70% e as demais categorias 10% cada uma. A cada edição, a lista de butecos participantes altera 20% de sua base, gerando renovação e acirrando a competitividade.

Desde de 2016 o Comida di Buteco é realizado em duas etapas: a primeira etapa é local, onde a votação é feita pelo público e jurados da própria cidade. Depois de eleitos os campeões de cada circuito, um outro corpo de jurados visita e avalia os campeões para que seja eleito então, o Melhor Buteco Do Brasil, que será conhecido e premiado no mês de julho, em uma cerimônia especial. 

O Comida di Buteco nasceu no ano 2000, na cidade de Belo Horizonte, como uma atividade promocional da extinta Rádio Geraes FM, feita para resgatar botecos familiares e a cozinha local. Hoje, o concurso é feito em todo o país e  realizado em abril, simultaneamente em todas as cidades, demarcando esse período do ano como o mês de comemorar a cultura de buteco no Brasil. 



Autor(a): Rosiley Souza



Voltar