
Florianópolis se tornará a capital do choro entre os dias 8 e 14 de setembro, quando recebe o 2º Festival Choro Mulheril – Encontro das Mulheres no Choro, evento que já se consolida como um dos mais importantes do gênero no Brasil. Totalmente gratuito, o festival reúne grandes instrumentistas de diferentes estados brasileiros – São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina – em um encontro inédito de formação, celebração e reflexão.
A programação destaca artistas e grupos que vêm transformando o cenário da música instrumental no país. Entre elas, Léa Freire, flautista, compositora e arranjadora paulista considerada uma das maiores referências da música instrumental brasileira. Além de participar de oficinas e rodas de choro, Léa será tema do documentário A Música Natureza de Léa Freire que, inédito em Florianópolis, será exibido no festival seguido de bate-papo com a própria artista e o diretor Lucas Weglinski. Sua presença marca um dos pontos altos do evento, pelo impacto de sua trajetória em um universo ainda marcado pelo machismo.
Outro destaque é o grupo Chora Mulheres na Roda (RJ), projeto premiado que promove a representatividade negra e feminina no choro, trazendo repertórios autorais e releituras de compositoras históricas como Chiquinha Gonzaga e contemporâneas como Nilze Carvalho. O intercâmbio musical segue com as Brejeiras (PR), coletivo que revisita clássicos da música brasileira com olhar feminino, unindo samba, baião e MPB em arranjos vocais expressivos.
O festival também recebe a saxofonista Daniela Spielmann e a pianista Sheila Zagury(RJ), que apresentam o show Entre Mil… Você!, aproximando o choro da música de câmara e do jazz contemporâneo.
Entre os debates, um dos pontos mais esperados é a exibição do filme Chiquinha Gonzaga: Música Substantivo Feminino, seguida do painel “Gênero e Racialidade no Choro”, com as pesquisadoras Carolina Alves (RJ), Lia Vainer Schucman (SC) e Mayara Araújo (SC), que aprofundam reflexões sobre memória, racismo e desigualdade de gênero na música brasileira.
A programação inclui ainda a palestra “Choro Patrimônio Nacional”, conduzida pela pesquisadora Camila Barros (SC), que apresentará a recém-criada Base de Dados do Choro, importante ação de salvaguarda do gênero reconhecido como patrimônio cultural em 2024.
O festival tem como marca a valorização do trabalho das próprias idealizadoras da Roda de Choro Mulheril, coletivo nascido em Florianópolis. No palco, o Trio Mulheril – formado por Angela Coltri (SC), Natália Livramento (SC) e Thayan Martins (RS) – se apresenta ao lado da pianista e multiartista cubana-brasileira Claudia Rivera, em um espetáculo que mistura delicadeza, improviso e força criativa feminina.
Mais do que reunir grandes nomes, o 2º Festival Choro Mulheril promove intercâmbio entre gerações e regiões do Brasil, oferecendo encontros musicais que unem tradição e inovação, reafirmando o choro como patrimônio vivo e plural.
Oficinas e formação
As oficinas do festival são também gratuitas, mas destinadas a alunos previamente inscritos e selecionados pela organização, com critérios de conhecimento técnico e vulnerabilidade social. Ministradas por grandes professoras do coletivo Choro Mulheril e convidadas de destaque nacional, as atividades reforçam o compromisso do festival com a formação e a democratização do acesso ao choro.
PROGRAMAÇÃO GRATUITA:
08/09, segunda-feira:
-
17h: Filme “A Música Natureza de Léa Freire”
-
Roda de conversa com Léa Freire e o diretor Lucas Weglinski (SP)
Local: Cinema CIC
Ingressos gratuitos e limitados: https://www.sympla.com.br/evento/2-festival-choro-mulheril-filme-a-musica-natureza-de-lea-freire-e-roda-de-conversa/3097275?referrer=bit.ly
-
20h: Roda de Choro com Carla Pronsato (SP), Choro Mulheril (SC) e Léa Freire (SP)
Local: Bugio Trindade
Entrada gratuita e aberta ao público
09/09, terça-feira:
-
20h: Roda de Choro com Léa Freire (SP) e Choro Mulheril (SC)
Local: Bugio Trindade
Entrada: gratuita e aberta ao público
10/09, quarta-feira:
-
20h: Roda de Choro com Carla Pronsanto (SP) e Choro Mulheril (SC)
Local: Bugio Trindade
Entrada: gratuita e aberta ao público
11/09, quinta-feira:
-
9h30: Filme “Chiquinha Gonzaga: Música Substantivo Feminino”
+ Painel de debate “Gênero e racialidade no Choro” com Carolina Alves (RJ), Mayara Araújo (SC) e Lia Vainer (SC) - com acessibilidade em Libras
Local: Cinema CIC
Ingressos gratuitos e limitados:
-
19h: Shows com acessibilidade em Libras:
-
Trio Mulheril convida Claudia Rivera (SC)
-
Chora Mulheres na Roda (RJ)
Local: Teatro Álvaro de Carvalho (TAC)
Ingressos gratuitos e limitados:
https://www.sympla.com.br/evento/2-festival-choro-mulheril-shows-com-trio-mulheril-convida-claudia-rivera-e-chora-mulheres-na-roda/3097254?referrer=bit.ly
12/09, sexta-feira:
-
19h: Shows com acessibilidade em Libras:
-
Brejeiras convidam Marcela Zanette (PR)
-
Duo Sheila Zagury e Daniela Spielmann (RJ)
Local: Teatro Álvaro de Carvalho (TAC)
Ingressos gratuitos e limitados:
https://www.sympla.com.br/evento/2-festival-choro-mulheril-shows-brejeiras-e-duo-sheila-zagury-e-daniela-spielmann/3097260
13/09, sábado:
-
10h: Palestra: EMMBRA - Escritas Musicais de Mulheres Brasileiras com Aline Gonçalves
Local: MESC - Museu da Escola Catarinense
Ingressos gratuitos e limitados:
https://www.sympla.com.br/evento/2-festival-choro-mulheril-palestra-emmbra-com-aline-goncalves/3097286
-
15h: Grande Roda de Choro Mullheril com artistas convidadas e professoras do Festival -com acessibilidade em Libras
Local: Bugio Centro
Entrada gratuita e aberta ao público
14/09, domingo:
-
15h: Palestra: Choro Patrimônio com Camila Barros (SC)
16h30: Apresentação do Bandão do Festival
17h:30: Roda de Choro de Encerramento
Local: Bugio Trindade
Entrada gratuita e aberta ao público (sujeito à lotação, por ordem de chegada)
Mais informações, notícias e cobertura do evento:
https://www.instagram.com/festivalchoromulheril
Autor(a): Rosiley Souza
Voltar