Alunos da Apae de Pomerode vivem primeiro contato com a neve em tarde de inclusão no Alles Park

Alunos da Apae de Pomerode vivem primeiro contato com a neve em tarde de inclusão no Alles Park

Para muitos alunos da Apae de Pomerode (SC), a tarde desta quinta-feira, 28, foi marcada por uma experiência inédita: sentir a neve pela primeira vez. O Alles Park recebeu 82 pessoas — entre educandos, familiares e profissionais — em um encontro que celebrou o encerramento da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla.

Neste ano, a campanha nacional trouxe o tema “Deficiência não define. Oportunidade transforma. Inclua nossa voz!”, reforçando a importância da inclusão e da participação social.

Inclusão além dos muros da escola

“Mais do que um momento de lazer, essa atividade representou a concretização de tudo o que é trabalhado diariamente em nossa instituição. O trabalho da Apae vai muito além dos muros da escola”, afirmou Heloísa Helena da Silva, psicóloga e coordenadora pedagógica da Apae de Pomerode.

De acordo com ela, levar os educandos a novos espaços significa abrir caminhos para a socialização e fortalecer vínculos na comunidade. “É fundamental oferecer oportunidades que reforcem o compromisso com uma sociedade mais justa, acessível e acolhedora para todos”, completou.

Experiência inesquecível no Alles Park

Entre flocos de neve e descobertas em outras atrações lúdicas do parque, a reação dos alunos e familiares foi de encantamento. “Foi uma experiência inesquecível. Crianças, adolescentes e adultos se divertiram e puderam compartilhar momentos que vão além da rotina escolar”, relatou Daniela Oliveira, psicóloga da Apae.

No final da visita, a equipe de recreação do Alles Park preparou uma despedida especial: ao som de música e com muita dança, todos celebraram juntos, fechando o dia com mais um momento de alegria.

Desde sua inauguração, há três anos, o Alles Park reserva datas em seu calendário para receber grupos da Apae, reforçando o compromisso com ações de inclusão e lazer acessível.



Autor(a): Rosiley Souza



Voltar