Balneário Camboriú recebe congresso sobre o tratamento do câncer de cabeça e pescoço, em setembro

Balneário Camboriú recebe congresso sobre o tratamento do câncer de cabeça e pescoço, em setembro

Pela primeira vez, a cidade de Balneário Camboriú (SC), será palco do XXX Congresso Brasileiro de Cirurgia de Cabeça e Pescoço, o mais importante encontro científico da especialidade no país. De 3 a 5 de setembro, o Expocentro reunirá os maiores nomes da cirurgia nacional e internacional para debater inovações, desafios e as perspectivas futuras no tratamento das patologias de cabeça e pescoço.

Com a presença de seis renomados cirurgiões estrangeiros e mais de 200 palestrantes, o evento abordará temas de vanguarda que estão transformando a prática médica. Entre os destaques da programação estão:

  • Inteligência Artificial e sua Aplicabilidade: Como as novas tecnologias estão revolucionando diagnósticos e procedimentos cirúrgicos.

  • Câncer por Infecção de HPV: Novas perspectivas de tratamento e a crescente incidência da doença.

  • Manejo de Complicações e Novas Tecnologias: Discussão aprofundada sobre as melhores práticas e inovações que visam aprimorar os resultados.

  • Neoadjuvância no Câncer de Cabeça e Pescoço: Abordagens terapêuticas pré-cirúrgicas que facilitam a remoção de tumores e tornam os procedimentos menos invasivos.

Ao longo de três dias, o Congresso oferecerá um conteúdo científico denso e diversificado, incluindo mais de 30 apresentações e discussões de casos clínicos, 15 mesas-redondas, 9 conferências e 10 talk shows.

Tratamento multidisciplinar e visão estratégica

Um dos pilares do evento será o Simpósio Multidisciplinar, que reforçará a importância da abordagem integrada no tratamento do paciente. Profissionais de diversas áreas da saúde se reunirão para debater estratégias que garantam a melhor recuperação e qualidade de vida antes, durante e após a cirurgia.

Segundo Dra. Fátima Matos, Presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia de Cabeça e Pescoço (SBCCP), o Congresso tem como objetivo "resgatar o passado e planejar o futuro da nossa especialidade". Ela destaca que será uma "oportunidade ímpar para refletir sobre as conquistas históricas, ao mesmo tempo em que incorporamos as mais recentes inovações à nossa prática cirúrgica, promovendo aprendizado, troca de experiências e networking valioso." Dra. Fátima ainda ressalta que o evento contará com a participação de "especialistas renomados, nacionais e internacionais, e talentos mais jovens, com expertise em diversas áreas, além de cursos pré-congresso e workshops interativos."

Os especialistas Dr. Marcelo Belli e Dr. Gustavo Bento, membros do Comitê Local, complementam que "o programa científico abrangente é uma excelente oportunidade para atualização e debate sobre temas de relevância, com a presença de profissionais que estão na vanguarda da ciência e da prática clínica no Brasil e no mundo."

 

PALESTRANTES INTERNACIONAIS

  • Dr. Chris Holsinger - Professor de cirurgia de cabeça e pescoço na Universidade de Stanford (USA). Realiza pesquisas sobre inovação cirúrgica, Inteligência Artificial e ensaios clínicos.

  • Dr. Stefano Spiezia  - Diretor da Divisão de Cirurgia Endócrina e Ecoguiada do Hospital del Mare, em Nápoles, Diretor do Centro Regional de Referência para Cirurgia da Tireoide, na Campânia, e professor contratado de tratamentos percutâneos minimamente invasivos da tireoide, na Universidade de Turim, Itália.

  • Dr. Stephen Y. Lai - Professor de Cirurgia de Cabeça e Pescoço no MD Anderson Cancer Center da Universidade do Texas, USA. Possui vasta experiência clínica em cânceres de cabeça e pescoço, com ênfase especial em câncer de cavidade oral, doença da tireoide e paratireoide, neoplasias de glândulas salivares, cirurgia laríngea de conservação e radiocirurgia estereotáxica.

  • Dra. Victoria E. Banuchi - Professora do Departamento de Cirurgia de Cabeça e Pescoço, Divisão de Cirurgia, no Centro de Câncer MD Anderson da Universidade do Texas, USA. É também Professora Assistente do Departamento de Cirurgia de Cabeça e Pescoço, Weill Cornell Medicine, Nova York; Professora do Departamento de Otorrinolaringologia-HNS, Weill Cornell Medicine, Nova York; Médica Assistente da Medicina Presbiteriana Weill Cornell de Nova York | Lincoln Hospital, entre outras atuações.

  • Dr. Ehab Hanna - Cirurgião de cabeça e pescoço, especialista no tratamento de pacientes com tumores na base do crânio e câncer de cabeça e pescoço. É também professor e vice-presidente do Departamento de Cirurgia de Cabeça e Pescoço do MD Anderson Cancer Center, da Universidade do Texas em Houston (EUA).

 

  • Dra. Ann Gillenwater - Cirurgiã de Cabeça e Pescoço, atua na área de lesões potencialmente cancerizáveis. É professora do Departamento de Cirurgia de Cabeça e Pescoço do MD Anderson Cancer Center, da Universidade do Texas, em Houston (EUA).



Autor(a): Rosiley Souza



Voltar