Bioestimuladores de colágeno

Os bioestimuladores são substâncias biocompatíveis e reabsorvíveis que desencadeiam uma resposta inflamatória no local da injeção, estimulando a formação de colágeno.

O tratamento pode ser realizado na face, abdome, glúteos, braços e pernas, melhorando a flacidez, firmeza de pele e celulite, devolvendo volume em algumas áreas.  Para flacidez ao redor do umbigo após a gestação e para a pele dos braços e pernas com aspecto apergaminhado ou em “casca de laranja” essas substâncias são excelentes aliadas. Observa-se melhorar da espessura da pele de forma gradual e natural. 

Os dois produtos mais conhecidos para aplicação são o ácido polilático (Sculptra) e a hidroxiapatita de cálcio (Radiesse).

O ácido polilático vem em forma de pó e a hidroxiapatita é um gel espesso, ambos são diluídos em anestésico para diminuir o desconforto na aplicação. A injeção pode ser feita com auxilio de cânula ou agulha, dependendo da região a ser tratada. O produto é injetado na derme profunda e é realizada massagem vigorosa após a aplicação.

Esses produtos apresentam ação comprovada na remodelação de colágeno e formação de colágeno novo (neocolagênese) cerca de 30 a 60 dias após a aplicação.

A duração do resultado é em média 18 meses e o ideal é que sejam realizadas 3 aplicações do produto no mesmo local.

Quando o objetivo for a melhora da flacidez podemos associar tecnologias para potencializar resultados como o ultrassom micro e microfocadoo, o laser fracionado e o microalgulhamento com radiofrequência. 

É importante salientar que essas substâncias bioestimuladoras não tiram a função do tão conhecido preenchedor - ácido hialurônico, já que apresentam um papel estrutural no rosto, melhorando a flacidez, projeção malar e contorno facial, mas não podem ser aplicadas na olheira, bigode chinês e nem próximo ao lábio, com risco de formação de nódulos. Apesar disso, são excelentes aliadas para quem busca um resultado natural e quer permanecer com a pele jovem e firme de uma forma menos agressiva. 

 

 

 

 

 

 




Autor(a): Mariana Barbato



Voltar