Chef Fabio Espinosa recebe Ieda de Matos no Fiori Convida

Chef Fabio Espinosa recebe Ieda de Matos no Fiori Convida

Á frente do celebrado restaurante Casa de Ieda, onde serve desde 2017 a gastronomia baiana da Chapada Diamantina em São Paulo, chef Ieda de Matos é a convidada do chef Fabio Espinosa na próxima edição do evento gastronômico que acontece todos os meses no restaurante Fiori, no Caminho dos Açores, em Santo Antônio de Lisboa. O Fiori Convida do mês de outubro será na próxima terça-feira, dia 17, a partir das 19h. Para quem se interessa por cozinha brasileira, por conhecer a comida, os ingredientes, os gestos e a história dos alimentos, esta será uma oportunidade única em Florianópolis. O jantar a quatro mãos terá cinco pratos, com duas entradas, dois pratos principais e uma sobremesa. O valor do menu fechado será de R$ 157,00

Natural da Chapada da Diamantina, na Bahia, Ieda de Matos exerce uma verdadeira vida de chef todos os dias, no Casa de Ieda, seu restaurante no bairro Pinheiros, São Paulo. Formada em Gastronomia aos 42 anos, a chef possui experiência de mais de 20 anos no ramo de alimentação. Durante sua graduação, estagiou em um pequeno restaurante na cidade de Tervuren, na Bélgica, e no Tendido Cuatro, em Londres. De volta ao Brasil, em 2017 abriuo seu restaurante na capital paulistana, que em 2020 foi o vencedor do reality show “Fora de Rota” apresentado pelo chef Alex Atalla e que revela bons restaurantes em São Paulo fora dos bairros mais agitados, como Jardins, Itaim Bibi, Pinheiros e Vila Madalena.

Mais que uma chef, Ieda de Matos, é uma contadora de histórias através de seus pratos. A história de seus antepassados, de sua família na Chapada Diamantina, dos ingredientes que viajaram, dos produtores das matérias-primas. É uma cozinheira de raiz e de afeto com reconhecimento fora do país. Em junho deste ano esteve na Austrália para promover a cozinha brasileira à convite do Consulado do Brasil de Sydney. Por lá apresentou uma masterclass para estudantes de gastronomia do TAFE e também do renomado instituto Le Cordon Bleu, além de ter encontro com chefs locais e internacionais. Ela é hoje uma das embaixadoras da nossa comida e autora do livro "Iemanjá: Aves e Pescados", da "Coleção Ajeum" - uma série livros com receitas temáticas inspiradas nas divindades femininas do Candomblé.

Menu da noite

Entrada:

Robalo, leite de castanhas, milho verde e polvilho.

Taioba, frutos do mar e dendê

 

Principais:
Xinxi de pato, inhame e farofa centenária

Arroz caldoso de hauça, carne seca e camarão

 

Sobremesa:

Torta de requeijões + compota de caju e vermu de caqui



Autor(a): Rosiley Souza



Voltar