CONCARH 2023 tem ações voltadas a gestão de resíduos e neutralização de carbono

CONCARH 2023 tem ações voltadas a gestão de resíduos e neutralização de carbono

Profissionais de RH, expositores e lideranças empresariais se reúnem nesta quinta (13) e sexta-feira (14) no Centrosul, em Florianópolis, para a 33ª edição do CONCARH. O maior congresso de  gestão de pessoas do Sul do país espera receber mais de 3 mil participantes em 2023. Com tanta gente envolvida, uma das preocupações da organização é proporcionar um “evento verde”, ou seja, ter a sustentabilidade como uma prioridade para a realização. 

Só na edição do ano passado, 1,2 tonelada de materiais entre lonas, copos, impressos e demais resíduos foram reciclados e transformados em eco produtos. Parte desse material reaproveitado voltou para o evento deste ano em forma de bancos de praça, vasos de planta e lixeiras.

"Estamos comprometidos em promover um CONCARH cada vez mais sustentável. Com reciclagem, logística elétrica e uso de materiais ecológicos. E, pela primeira vez, neutralizaremos todas as emissões de CO2 do evento. Com isso queremos fazer mais do que no ano passado e inspirar práticas ecológicas em outros eventos. Juntos, fazemos a diferença pelo meio ambiente", comentou o  vice-presidente da Associação Brasileira de Recursos Humanos - seccional Santa Catarina (ABRH-SC) - e coordenador do congresso, Diego Martins.

Na edição de 2023, o selo de evento verde ganha força. Novamente será realizada a reciclagem dos materiais, a logística de transporte dos palestrantes continua sendo feita com carros elétricos, há novamente o uso de copos e sacolas ecológicas para congressistas e o cordão do crachá é feito com tecido ecológico. As ecobags foram produzidas com tecido cru, para reduzir o impacto ambiental, através de parceria com a RenauxView, empresa Carbon Free. 

Os guias dos congressistas foram impressos em papel reciclado e todos os participantes receberam um copo sustentável feito de fibra de bambu, produzido pela Casas da Água em parceria com a Tigre. Os copos de café são biodegradáveis e foram produzidos com o patrocínio da Keeeptalent. Já os uniformes da equipe de recepção foram produzidos em parceria com o curso de Moda da Univali, com sobra de tecidos das ecobags e retalhos de jeans cru, sem lavagens químicas. 

Em parceria com a EcoLocal, todas as lonas, crachás, manuais dos congressistas e outros resíduos de plástico e papel serão reciclados e transformados em mais ecoprodutos. E, pela primeira vez na história do evento, será realizada a neutralização das emissões de gases. Em parceria com a empresa Neutraliza, será feita a quantificação dos gases de efeito estufa emitidos por meio do deslocamento dos participantes e produtores do evento, consumo de energia e outras atividades que emitem carbono. Essas emissões serão compensadas por meio de apoio a projetos ambientais com a compra de créditos de carbono. No palco,  o ESG também ganha destaque, através de conteúdos. 



Autor(a): Rosiley Souza



Voltar