Confira dicas para o seu espaço comercial fugir do óbvio

Confira dicas para o seu espaço comercial fugir do óbvio

A designer de interiores Alessandra Casagrande não tem medo de ousar. O Wine Bar Pra Lá de Marrakech, sua estreia na CASACOR / Santa Catarina - Florianópolis, em cartaz até 12 de setmbro, é um mergulho para quem gosta de cores, texturas e de uma certa irreverência impressa em cada escolha.

Com o sucesso do ambiente e inspirada nos detalhes do wine bar, a profissional faz alguns apontamentos para quem está em busca de ideias para o seu projeto comercial.

 

Aposte nas cores

 

“Não tenha medo de colorir seu espaço, seja ele um bar ou uma clínica médica. Basta saber usar as cores a seu favor, contando a história do lugar e criando sensações para os frequentadores - e surpreender faz parte da criação. As tonalidades acalmam, energizam e transformam o ambiente”.

 

Sustentabilidade é cool

 

“No Wine Bar Pra Lá de Marrakech um dos destaques são as arandelas, feitas a partir de peças automotivas recicladas em uma releitura do estilo marroquino. Assim como as mantas que cobrem as poltronas, criadas com descarte da indústria têxtil, como a rama de malha e a ourela. Reaproveitar objetos é uma forma de tornar sua obra mais sustentável e, ao mesmo tempo, conferir exclusividade na criação de uma nova peça. Treine o olhar para o que você já tem. Seus clientes vão elogiar, com certeza”.

 

Distribuição dos espaços e passagem

 

“A pandemia deu uma freada, mas segue mudando nossas formas de convívio. Se antes já era um ponto a ser bastante discutido, atualmente a disposição dos espaços é uma obrigatoriedade a ser levada muito a sério. Neste projeto da CASACOR, como é um wine bar, criei espaços com arcos e nichos estrategicamente posicionados para garantir a distância necessária entre os convivas. É indispensável também planejar um fluxo de passagem. É primordial o layout, o tamanho e o tipo adequado de acesso, além da distribuição do mobiliário, para uma melhor experiência do cliente”.

 

Projeto luminotécnico e acústico

 

“Não deixe de criar seu projeto comercial com detalhes de luminotécnica que fazem a diferença para os usuários, colaboradores e clientes. Prezar pelo bem-estar a partir de iluminação indireta, por exemplo, é essencial. Um bom projeto leva em conta a convivência, o estilo do ambiente e para o que ele se destina. E quanto a acústica, observe atentamente que posicionamento das paredes, cadeiras, teto e revestimentos podem ter grande influência no funcionamento da acústica no ambiente. Uma boa estratégia acústica eleva a qualidade do espaço”.

 

Mobiliário personalizado

 

“Aproveite e faça a união da sua criatividade com as ideias do profissional que está fazendo o projeto. Juntos, vocês podem criar peças exclusivas e personalizadas para o espaço. No Wine Bar, desenvolvi sofás, banquetas, poltronas e mesinhas. Além de você ter peças únicas, há um melhor aproveitamento das medidas exatas”.

 

Texturas

 

“Se as cores aguçam vários de nossos sentidos, as texturas não fogem à regra. O universo dos revestimentos, dos papéis de parede e das cortinas, entre outros, é feito de uma enorme gama de possibilidades. E nos permitem desenvolver espaços sensoriais e tridimensionais a partir das composições certas”. 

 

Piso resistente e diferenciado

 

"Projetos comerciais demandam aplicação de revestimentos resistentes e duráveis. Entre as categorias que apresentam boa performance, quando aplicadas nos ambientes de alto tráfego, a de porcelanatos técnicos se destaca. O porcelanato Venato Black Matte, da Roca Cerâmica, foi a nossa escolha para o Wine Bar. O material, além de sofisticado - possui veios dourados e brancos sobre um fundo negro - é resistente a manchas.


Texto: Cristiano Santos para Casa de la Gracia Comunica

Fotos: Lio Simas e Mariana Boro

 




Autor(a): Alex Ferrer



Voltar