
Em sua segunda participação na CASACOR SC, o Arquiteto Nelson Machado apresenta a Cozinha Semente. Inspirado no tema da CASACOR 2025 “Semear Sonhos”, o espaço nasce da ideia de que aquilo que foi semeado com afeto no passado, pode hoje florescer como realização. Um ambiente que germina da memória e se transforma em espaço, identidade e sonho concretizado.
Experiente na mostra, Nelson já participou de três edições no Paraná, em 2018, 2019 e 2021, e estreou na edição catarinense no ano passado.
Ele explica que a Cozinha Semente é a materialização de um sonho cultivado desde a infância. Inspirada nas memórias afetivas ao redor do fogão à lenha da avó, e simbolizada por uma antiga panela de ferro, esta cozinha traduz o passado em um projeto contemporâneo, tecnológico e sofisticado.
Com formas orgânicas inspiradas nas sementes e nas últimas tendências do design europeu, o ambiente de 80 m² une história, afeto e inovação em um manifesto autoral, onde alma e arquitetura se encontram.
“Com sua imponência, formas esculturais e presença sofisticada, esta cozinha se impõe pelo design, encanta pelos detalhes e revela em cada elemento a força de um sonho realizado. Mais do que impressionar, ela foi feita para contar uma história. A minha história. A história de um sonho que foi semeado no passado, e que hoje se materializa em cada detalhe deste projeto, com alma, com memória e com propósito”, descreve Nelson.
Dentro da Cozinha Semente, vasos decorativos integrados ao ambiente compõem uma mistura sensorial de pomar frutífero e horta de temperos e chás. Uma forma de trazer a natureza de forma viva e funcional para dentro do espaço, evocando memórias, aromas e sabores — e reforçando a essência de uma cozinha com alma, afeto e presença.
O ambiente é marcado por materiais que refletem as principais tendências da última Feira de Milão, destacando principalmente a presença da marcenaria e da marmoraria como protagonistas do ambiente.
Nelson destaca o uso de MDF amadeirado na tonalidade cacau e MDF Lumi Dust no teto, ambos lançamentos da Berneck; Mármore Calacatta Lotus, com veios rosados e acinzentados, presente em bancada, nichos e painéis, além da Laca grafite e elementos metalizados, que complementam a paleta com sofisticação e contraste.
O projeto valoriza ainda uma tendência marcante: os tons terrosos e quentes, que reforçam o aconchego e a força estética da madeira no espaço.
A paleta cromática da cozinha se ancora em tons neutros e sofisticados, como cacau, grafite, rosé e cinza aluminizado, criando uma composição elegante e acolhedora. As cores acompanham a natureza dos materiais — madeiras quentes, pedras claras com veios rosados e acabamentos metalizados, criando contrastes sutis e refinados.
“Minha ideia foi criar uma cozinha grandiosa, sensível e cheia de significado. Ao mesmo tempo, imponente, contemporânea, tecnológica e sofisticada, um espaço que carrega potência e poesia na mesma medida”, pontuou.
No coração da Cozinha Semente, um quadro bordado à mão traz a frase: “Quem planta com fé, colhe com alegria”. Mais do que uma peça decorativa, Germinar é um símbolo sensível que traduz a alma do projeto. Criado pelo próprio arquiteto, o quadro representa a semente simbólica que inspirou este sonho, um gesto afetivo que hoje floresce em forma de espaço, memória e propósito.
Para proporcionar uma atmosfera mais acolhedora e intimista, em sintonia com a alma do projeto, Nelson apostou numa iluminação indireta, pontual e sensorial. O ambiente dispensa luz geral tradicional e valoriza recortes de luz que destacam volumes, materiais e gestos arquitetônicos.
Fitas de LED percorrem o rodapé e o topo dos painéis e mobiliários, criando a sensação de que tudo flutua — painéis, armários e teto parecem estar suspensos, ampliando a leveza e o refinamento do espaço.
O projeto conta ainda com iluminação embutida em tela tensionada na cristaleira, proporcionando uma luz difusa de fundo. E, como destaque técnico e emocional, microspots direcionáveis iluminam pontualmente elementos como vasos, banquetas e objetos afetivos, criando focos de atenção e narrativa visual.
Nelson Machado Arquitetura
contato@nelsonmachadoarq.com | (47) 9 9223-5352
@nelson.machado.arquitetura
Fotos: Lio Simas
Autor(a): Rosiley Souza
Voltar