Dia Internacional da Arte celebra força das artes visuais em Florianópolis com exposições em cartaz

  Dia Internacional da Arte celebra força das artes visuais em Florianópolis com exposições em cartaz

Duas exposições que marcaram a Maratona Cultural 2025 seguem abertas para visitação e se tornam um convite especial para celebrar o Dia Internacional da Arte, comemorado em 15 de abril. A data homenageia o nascimento de Leonardo da Vinci e destaca o poder da arte como expressão, reflexão e transformação social — algo que vem sendo intensamente vivido em Florianópolis, por meio do maior evento multicultural do sul do Brasil e que reuniu mais de 200 mil pessoas no último mês de março.

No Museu Victor Meirelles (Rua Victor Meirelles, 59, Centro), o artista visual Nestor Jr apresenta a exposição CAS(C)A CORPO, que propõe uma imersão poética entre corpo, território e memória. A obra cria uma atmosfera sensorial e simbólica que envolve o público e promove uma experiência profunda de presença e escuta. A exposição pode ser visitada até o dia 10 de maio e teve curadoria de Francine Goudel.

Já na Galeria Municipal de Arte Pedro Paulo Vecchietti (Praça XV de Novembro, 180), duas propostas seguem em cartaz, com destaque para a mostra Ouro Urbano, com curadoria de Lívia de Pelegrin. A exposição reúne os artistas Bea Moreira, Trindadead, Maurício Garcias, Sil Lucas e Tauan Gon — uma geração de artistas negros que ressignificam os símbolos e a estética da cidade, colocando em pauta identidade, urbanidade e resistência por meio da arte. Além disso, o público poderá conferir a instalação “De lá para cá sentires imigrates com curadoria e textos de Júlia Otero. Ambas podem ser visitadas até o dia 25 de abril.

Segundo a curadora da Maratona Cultural e doutora em Artes Visuais, Francine Goudel, o movimento das artes visuais contribui para novas formas de ver e viver a cidade: "As artes visuais atuam como um campo de diálogo, provocação e escuta. Elas tensionam o cotidiano, revelam histórias invisibilizadas e criam novas formas de pertencimento e de olhar para a cidade. Celebrar o Dia Internacional da Arte nesse contexto é também celebrar o direito à imaginação e à transformação."

A força das artes visuais pôde ser sentida de forma intensa durante a Maratona Cultural 2025, que bateu novo recorde de público. Foram 37 exposições espalhadas por diferentes regiões da cidade, além de instalações e intervenções urbanas. Apenas no Museu Victor Meirelles, por exeplo, mais de 1.400 pessoas visitaram o espaço no fim de semana da Maratona, um salto impressionante diante da média mensal de 300 visitantes.

Para a presidente do Instituto Maratona Cultural, Paula Borges, os números comprovam o valor da arte como experiência coletiva e essencial ao cotidiano urbano: "A cada edição, vemos a potência das artes visuais ganhando ainda mais força em Florianópolis. O envolvimento do público, a diversidade de propostas e a ocupação dos espaços culturais mostram que a arte é essencial para pensarmos e vivermos a cidade de forma mais sensível e plural."

As exposições são um convite para que moradores e visitantes da Capital celebrem o Dia Internacional da Arte em contato direto com o que há de mais pulsante na cena artística contemporânea local.




Autor(a): Rosiley Souza



Voltar