Empresária Ivanna Tolotti é eleita Executiva do Ano da Música no Brasil

Empresária Ivanna Tolotti é eleita Executiva do Ano da Música no Brasil

A empresária Ivanna Tolotti acaba de conquistar o título Executiva para Negócios da Música no prestigiado 8º Prêmio Profissionais da Música (PPM), realizado entre os dias 26 e 29 de junho, em Brasília. 

À frente da Ivanna Tolotti Produções – Empresa de Cultura, Música e Inovação, com sede na Capital, Ivanna também é idealizadora e diretora do TUM Festival, um dos mais relevantes encontros da cadeia produtiva da música no Brasil, que acontece anualmente em novembro, em Florianópolis. 

Nesta edição do PPM, o TUM Festival foi reconhecido como um dos cinco melhores festivais e conferência de música do país. A atração concorria com 2.300 inscritos de todas as regiões brasileiras.

“O Prêmio Profissionais da Música de Brasília é um dos mais importantes eventos da indústria musical nacional. Ele é o único que contempla, em mais de 100 categorias, todos os trabalhadores do ecossistema, como  fotógrafos, técnicos de som, compositores, gravadoras, podcasters, ministrantes de cursos, artistas emergentes e consagrados. Em um país tão diverso e muito rico culturalmente, ser reconhecida como a Executiva de Negócios da Música é uma honra e uma alegria imensa, daquelas que motivam e fazem a gente querer ser melhor ainda no que faz”, celebra Ivanna.

Esta é a terceira vez que a gestora cultural foi vencedora no PPM. Em 2021, foi reconhecida como Melhor Produtora de Eventos; em 2023, como responsável pelo Melhor Curso de Music Business com a formação on-line, o “Produção de Sucesso – do Projeto ao Espetáculo”. 

A recente conquista na área de gestão, em uma categoria cujos indicados são escolhidos por um conselho formado por 30 profissionais da indústria musical brasileira, reafirma o protagonismo da produtora no cenário nacional. 

Com mais de três décadas de atuação no setor cultural, Ivanna construiu uma trajetória marcada por inovação, impacto social e fortalecimento da música como vetor de desenvolvimento humano e econômico. Sua relação com essa arte começou ainda na infância, quando participou da fanfarra da escola, em Porto Alegre. 


Na adolescência, já promovia eventos no clube da cidade. Ao longo de sua carreira, trabalhou com artistas renomados, como João Bosco, Alcione, Mart’nália, Maria Rita, Alceu Valença, Liniker, Lenine, Zeca Baleiro, Beto Guedes, Fernanda Abreu e Pato Fu, entre muitos outros.


Força transformadora: Nos anos 2000, Ivanna mudou-se para Florianópolis, onde consolidou sua atuação na cena musical catarinense. Desde então, já produziu mais de 500 shows e eventos culturais. 


Em 2015, idealizou seu maior projeto: o TUM Festival, que reúne integrantes da indústria musical brasileira e latino-americana para fomentar esse ecossistema e a constituição de redes criativas. O evento traz para a Capital importantes profissionais e players da indústria musical brasileira com o propósito de apresentar talentos locais, capacitar, trocar experiências e gerar oportunidades de negócios, além de lançar artistas. Contempla programações artísticas, showcases, feira de negócios e conferências que aproximam artistas, produtores, investidores, marcas, empresas, projetos e poder público.


Ao festejar a música, o TUM Festival também movimenta a economia, gera empregos e adota práticas alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.

Conexões criativas - Criado em 2015, o PPM é um movimento de alcance nacional que, em 2025, ampliou ainda mais seu impacto ao se consolidar como uma plataforma de conexão, incentivo e valorização dos profissionais que vivem e respiram música. Nesta edição, foi realizado simultaneamente à 4ª Feira da Música Independente (FMI) e ao lançamento da Academia dos Profissionais da Música (APM), com programações paralelas e integradas no Museu de Arte de Brasília (MAB).

A cada edição, o evento oportuniza uma verdadeira sinfonia de encontros, trocas e aprendizados entre artistas, produtores, técnicos, jornalistas e demais agentes que impulsionam os bastidores e o brilho da cena musical nacional.

Entre os artistas homenageados este ano destaque para Alaíde Costa, a grande dama da canção brasileira. Com 71 anos de carreira, Alaíde é uma das grandes vozes da música brasileira. Participou da Bossa Nova, cantou com o Clube da Esquina, lançou mais de 20 discos e segue ativa aos 89 anos, em turnê e em plena forma artística.

 
 
Crédito da imagem: Letícia Meneses


Autor(a): Rosiley Souza



Voltar