Espetáculo aborda as relações seculares de poder e violência contra a mulher

Espetáculo aborda as relações seculares de poder e violência contra a mulher

A partir do dilema entre duas mulheres, a esposa e a prostituta, o espetáculo "A mulher do general e a outra" dialoga com temas latentes em nossa sociedade, ao abordar o domínio do patriarcado, o lugar da mulher, apresentando ao final um sopro de esperança num movimento de sororidade entre elas.

 

A peça se passa em uma cidade interiorana do Brasil no início do século XX, adaptada a partir da obra homônima de Iur Gomez, e com dramaturgia original desenvolvida por Sulanger Bavaresco, coloca em cena ares contemporâneos em seu enredo. Concebida durante a pandemia, com estudo do texto, criação dos personagens e ensaios totalmente de forma virtual, com todas dificuldades possíveis e que logo foram superadas na primeira apresentação pelo comprometimento e entrosamento do elenco.

 

A apresentação conta com dez atores em cena e mais um pianista que executa ao vivo a trilha sonora, permeado por cenas intensas e músicas que despertam a emoção, construindo uma relação com o público. "Para nós foi uma surpresa ver a emoção do público, ver as pessoas chorando, como uma catarse pela história que estamos contando na cena, e com isso percebemos a importância do quanto é preciso ser destacado sobre o tema da mulher em todos os tempos históricos", comenta Sulanger.

 

O Dromedário Loquaz apresenta gratuitamente a peça "A mulher do general e a outra" no dia 22 de setembro, às 20h, no Centro de Cultura e Eventos da UFSC, em Florianópolis, integrando a programação da 8ª edição do Experimenta - evento realizado pela Secretaria de Cultura, Arte e Esporte da UFSC (SeCArtE) com o apoio do Departamento Artístico Cultural (DAC) e do Departamento de Cultura e Eventos (Dceven).

 

PEÇA INFANTIL EM OUTUBRO

No dia 05 de outubro o grupo retorna ao Centro de Cultura e Eventos da UFSC com o espetáculo infanto-juvenil "O Pequeno Príncipe", baseado na obra de Antoine de Saint-Exupéry, com uma linguagem poética e metafórica em uma jornada pelo autoconhecimento.  

 

CIRCULAÇÃO TEATRAL

Na sequência, a temporada de apresentações gratuitas segue para Lages, Concórdia, Alto Bela Vista, Itajaí, Capivari de Baixo e finalizando em São José. 

 

As apresentações fazem parte do projeto "Dromedário Loquaz - Circulação Teatral SC" através do Programa de Incentivo à Cultura, da Fundação Catarinense de Cultura - Governo de Santa Catarina. Todos os espaços possuem acessibilidade e as apresentações contarão com intérprete de Libras. 

Crédito das fotos: Mauricio Garcias. 




Autor(a): Rosiley Souza



Voltar