Espetáculos gratuitos neste sábado (18/3) dão prévia e apresentam o Floripa Tap 2023

Espetáculos gratuitos neste sábado (18/3) dão prévia e apresentam o Floripa Tap 2023

Apresentações de sapateado e shows musicais gratuitos vão dar uma prévia, neste sábado (18/3), do Floripa Tap 2023, festival internacional da modalidade que será realizado de 19 a 23 de abril na Capital. A partir das 18h, a coreógrafa e diretora do festival, Marina Coura, receberá convidados para as apresentações de sapateado, que também contarão com shows de Verônica Kimura e banda e Ana Rosa Martins. Filha de Chico Martins, além de cantora, Ana também é sapateadora. No evento, serão homenageados alunos e alunas com mais de 3 anos de casa.

 

A programação faz parte das ações de divulgação do Floripa Tap e ocorre na escola Garagem da Dança, conduzida por Marina, que está completando 15 anos de atividades, com destaque para o desenvolvimento do sapateado e apoio ao festival, que é considerado um dos principais da América do Sul e chega este ano à sua 12ª edição. Na oportunidade, o público também poderá conhecer em detalhes a programação do festival e experimentar os passos da modalidade junto com os artistas que se apresentam.

 

Durante as apresentações no sábado, serão sorteados ao público ingressos para a Noite de Gala do Floripa Tap, que tradicionalmente conta com apresentações de sapateadores internacionais e grupos convidados de todo o Brasil, e também para aulas de dança. “Um dos objetivos do Floripa Tap é tornar a dança mais acessível, por isso escolhemos dar esse ‘start’ no festival com uma programação que convida o público a assistir e também a se aventurar no sapateado e outras modalidades”, destaca Marina.

Floripa Tap

 

Em abril, o Floripa Tap terá uma extensa programação, que se divide na maior parte em apresentações gratuitas no Boulevard 14/32 do Floripa Airport, além do espetáculo Noite de Gala no Teatro Ademir Rosa, no CIC, com ingressos à venda na Blueticket, e de aulas e workshops no Hotel Sesc Cacupé, ministradas por dançarinos nacionais e internacionais. Algumas oficinas do evento também são gratuitas e abertas ao público em geral.

 

Já estão confirmados e são destaques do festival, a sapateadora norte-americana Maud Arnold e o sapateador suíço Daniel Borak, além de Lucas Santana (Florianópolis/NY), Bia Mattar (Bal. Camboriú), Diego Tavares (Florianópolis), Ana Gori (BH/Salvador), Hugo Oliveira (Rio de Janeiro), Vivian Shimizu (Florianópolis), Mila Andriolli Tavares (Florianópolis), Gabriel Guedert (Florianópolis), e Cauane Maia (Salvador/Florianópolis), além da própria Marina Coura. Além disso, o evento conta com a participação de artistas como, Dandara Manoela, Marissol Mwaba, Lia Vainer, grupo Choro Mulheril, Luiza Gustavo Zago e Leandro Fortes.

 

Além do Floripa Tap, Marina também festeja os 11 anos da Cia. Trupe Toe, companhia profissional de sapateado que desenvolve projetos e espetáculos pelo Brasil. Atualmente o grupo está com a montagem "Se não agora, quando?", com foco na arte e cultura brasileiras e que aborda questões como equidade de gênero, de raça e justiça social. “Ensinar sapateado vai além de aprender técnicas e movimentos. É provocar reflexões sociais nas pessoas por meio da dança”, considera a diretora do Floripa Tap.

Programação completa  e inscrições para as oficinas: https://floripatap.com.br/



Autor(a): Rosiley Souza



Voltar