Evento terá tradução em Libras em atrações, Espaço de Acolhimento bilíngue, compensação de carbono e manejo de resíduos com cooperati

Evento terá tradução em Libras em atrações, Espaço de Acolhimento bilíngue, compensação de carbono e manejo de resíduos com cooperati

 A 11ª edição da Maratona Cultural de Florianópolis, que ocorrerá entre os dias 21 e 23 de março, avança de forma expressiva em sua agenda de inclusão e sustentabilidade. O evento, que contará com mais de 460 atividades gratuitas em diferentes regiões da cidade, terá tradução em Libras em atrações musicais, cênicas, literárias e audiovisuais, além de contar com um Espaço de Acolhimento bilíngue na Arena Floripa e uma série de ações de responsabilidade ambiental.

Na Arena Floripa, shows de grandes nomes como Dazaranha, Paralamas do Sucesso, João Gomes, Teresa Cristina, Juliana d'Passos e Dandara Manoela contarão com tradução simultânea em Libras. O recurso também estará disponível em contações de histórias no Floripa Airport e no Jurerê Open, além de espetáculos teatrais como Auto da Compadecida, Revista Íntima, Cabaré Coragem, Não Corre Menino e Interescolar. A aguardada Caminhada Cultural – Tour das Bruxas também contará com acessibilidade em Libras, ampliando o acesso à experiência histórica e sensorial da cidade.

Na programação de cinema, diversas mostras oferecem acessibilidade por meio de Libras, legendas em português, audiodescrição e legenda descritiva. Destaque para a Mostra MIS/FCC, a Mostra FAM, a Mostra Transforma, a Mostra Tombô, a Mostra Curta Fest Tour e a Sessão de Cinema “3 Obás de Xangô”, entre outras.

Para acolher melhor o público, a Arena Floripa contará com um Espaço de Acolhimento bilíngue (português e Libras), com equipe capacitada para orientar e atender de forma acessível. No local, serão distribuídos abafadores e pulseiras de acesso à Área PCD, espaço reservado com melhor visibilidade e conforto, respeitando a limitação de público. 

Para acesso à área PCD, serão aceitos documentos como a carteirinha da Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE), além das emitidas por associações como a ASGF (Associação de Surdos da Grande Florianópolis) e ACIC (Associação Catarinense para Integração do Cego). Pessoas com deficiências visíveis poderão acessar diretamente as vagas identificadas, e o novo modelo da carteira de identidade, que traz os símbolos oficiais de deficiências auditivas, visuais, intelectuais e TEA (Transtorno do Espectro Autista), também serão aceitos como comprovação.

Sustentabilidade e consciência ambiental

No campo ambiental, a Maratona Cultural terá separação em tempo real e destinação correta dos resíduos recicláveis e compostáveis atuação de cooperativas na Arena Floripa. Parte da pegada de carbono será compensada por meio do plantio de árvores em agroflorestas, em parceria com o projeto Agroforestree, promovendo a restauração ambiental e o fortalecimento da agricultura familiar. “Com isso, mudas serão destinadas a pequenos agricultores, que produzem alimentos em sistemas sustentáveis, unindo impacto ambiental positivo e benefício social direto”, destaca  Sara Borém Sfredo, gestora de sustentabilidade da Maratona Cultural de Florianópolis. 

Com ações integradas nas áreas de cultura, inclusão e meio ambiente, a Maratona Cultural reafirma seu compromisso com uma cidade mais acessível, diversa e sustentável. Vale destacar que em sua edição de 2024, além das separação do lixo, o evento transformou as lonas usadas em sua ativação visual em bancos e que hoje estão instalados no Jardim Botânico de Florianópolis. 

Toda a área da Maratona Cultural de Florianópolis conta com o apoio da Comcap na distribuição estratégica de contentores de lixo.  Além disso, os agentes de limpeza atuarão em turnos organizados para atender à demanda global do evento, com escalas inclusive durante a madrugada, garantindo a manutenção contínua da limpeza das ruas.

A 11ª Maratona Cultural de Florianópolis é uma realização do Instituto Maratona Cultural e do Ministério da Cultura, com parceria institucional do Sesc. Apoio Cultural: Ibagy, Hurbana, Floripa Airport, Habitasul, Mercure Florianópolis e CDL; Patrocínio: Engie, Koerich, Eurotec Group, Kairós, Grupo OAD, DVA RAM e Lei Municipal de Incentivo à Cultura, Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes, Prefeitura Municipal de Florianópolis; e Incentivo: Claro e Bistek, por meio do Programa de Incentivo à Cultura, Fundação Catarinense de Cultura e Governo do Estado de Santa Catarina.




Autor(a): Rosiley Souza



Voltar