O Festival das Luzes da Capital começa nesta quinta-feira (11) e promove até o dia 14 de dezembro experiências artísticas interativas com tecnologia de ponta no Parque da Luz, no Centro da cidade. A noite de abertura terá apresentação gratuita e ao ar livre da Camerata Florianópolis. A cerimônia começa a partir das 19h.
A programação celebra os 70 anos da Celesc. Toda a curadoria do Festival das Luzes é do Museu de Arte Digital e Inovação de Florianópolis - MADI, uma iniciativa da Propague para a cidade. O patrocínio é da Quantum Engenharia, empresa catarinense que é referência nacional em soluções para iluminação pública, energia fotovoltaica e subestações.
O Festival das Luzes de Florianópolis é o primeiro evento interativo, gratuito e totalmente integrado a um parque urbano da América Latina, o Parque da Luz. Ao longo das quatro noites, a população da cidade poderá interagir com instalações e projeções temáticas e inspiradas na história e cultura da cidade.
Camerata apresenta Concerto de Natal ao ar livre
Para a abertura do Festival das Luzes, a Camerata Florianópolis apresenta o Concerto de Natal, espetáculo com temas natalinos clássicos, como Bate o Sino, Ave Maria e Noite Feliz, entre outras.
Sob a regência do maestro Jeferson Della Rocca, a Camerata sobe ao palco acompanhada da soprano Carla Domingues, do barítono Fernando De Carli e das cantoras Joana Castanheira e Joaquina Leal, que integram o time de solistas convidados.
Até domingo, o palco do Festival terá outros shows gratuitos. Na sexta (12), um grupo de instrumentistas apresenta show de jazz com o Especial Miles Davis. No sábado (13), a apresentação será o Especial Djavan in Jazz. O encerramento no domingo (14) será com o Especial Frank Sinatra. O Festival das Luzes também terá oficinas gratuitas de Light Painting e palestra sobre as instalações.
Percursos interativos para o público curtir
O Festival das Luzes terá cinco percursos inspirados na história e no universo fantástico da Ilha de Santa Catarina. Essas instalações foram criadas usando sensores térmicos e de presença com movimento e resposta em tempo real, incluindo sensores LiDAR, reconhecidos pela precisão no mapeamento 3D e escaneamento de profundidade.
-
Caminho da Magia – percurso sensorial que liga a Rua Felipe Schmidt às ativações e à Ponte Hercílio Luz. Sensores de presença ativam luz e som nas árvores à passagem do público.
-
Universo Fantástico – Inspirados nas lendas da ilha e nos seres mágicos de artistas como Franklin Cascaes, seres encantados que guardam a natureza ganham vida conforme os movimentos dos visitantes.
-
Renda-se à Floripa – Uma grande renda de bilro “tecida” coletivamente no chão do parque, desenhada por rastros de luz captados por sensor térmico.
-
Bosque dos Infláveis - Infláveis gigantes e coloridos que acendem e mudam de cor conforme as pessoas se aproximam, criando um ambiente lúdico para fotos e interação.
-
Linha do Tempo dos 70 anos da Celesc - Um painel em LED que celebra os 70 anos da Celesc: ao tocar em cada período histórico, o público revela os marcos da evolução da energia em Santa Catarina.
O Festival das Luzes de Florianópolis é viabilizado por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet), com o patrocínio da Celesc e Quantum Engenharia. Apoio institucional da Prefeitura Municipal de Florianópolis e do Governo do Estado de Santa Catarina. Curadoria é do Museu de Arte Digital e Inovação de Florianópolis - MADI. Realização da Propague, Ministério da Cultura e Governo Federal.
Programação
Quinta-feira, 11 de dezembro
18h-23h: Instalações de luz e Ativações no Parque
19h: Abertura oficial com patrocinadores e autoridades
20h30: Concerto de Natal, com a Camerata de Florianópolis
Sexta-feira, 12 de dezembro
18h: Palestra: "A Arte da Tecnologia: a renda e o rastro de luz"
18h-23h: Instalações de luz e Ativações no Parque
19h-22h: Oficina de light painting
19h: Jazz no Parque: Especial Miles Davis
Sábado, 13 de dezembro
18h-22h: Instalações e Ativações no Parque
19h-22h: Oficina de light painting
19h: Jazz no Parque: Especial Djavan in Jazz
Domingo, 14 de dezembro
18h-22h: Instalações de luz e Ativações no Parque
19h-22h: Oficina de light painting
19h: Jazz no Parque: Especial Frank Sinatra
Autor(a): Rosiley Souza
Voltar