Filhas de Eva encerram programação do festival de cinema Lanterna Mágica com música brasileira e clima de carnaval

Filhas de Eva encerram programação do festival de cinema Lanterna Mágica com música brasileira e clima de carnaval

O último dia do Festival Lanterna Mágica de Cinema terá muita música, brasilidade e alegria pelas Filhas de Eva no Jardim das Delícias. O grupo musical formado por mais de 40 instrumentistas de sopros e percussões, levará sua performance para o encerramento do evento, no dia 26 de novembro, domingo, às 17h, no Ribeirão da Ilha. Nesta segunda edição do festival, o tema será Trabalhadoras e a programação, totalmente gratuita, valorizará a produção de cinema feita por mulheres. Haverá ainda uma programação paralela com atividades culturais que vão além do cinema, de 23 a 26/11.

“O tema da equidade nas mais diversas áreas da cultura ainda está longe de ser superado. Ainda temos line-ups de festivais de música e programações de festivais de cinema apenas com nomes de homens. Por outro lado, temos e sempre tivemos mulheres incríveis produzindo arte, compondo, regendo, dirigindo filmes. Poder estar neste festival é poder celebrar nossa potência, com todo brilho, balanço, purpurina e boca no trombone”, comenta Eva Figueiredo, matriarca da fanfarra que se formou em janeiro deste ano.

O grupo traz no repertório compositoras mulheres e homenageia intérpretes da música brasileira como Gal Costa e Rita Lee. Além disso, toca marchinhas tradicionais, samba-reggae, axé, funk e ritmos latino-americanos. Eva também realiza a direção musical ao lado de Maria Paz, percussionista chilena e regente das percussões.

Por meio da criatividade e encantamento, Filhas e Filhes de Eva tem o propósito de empoderar e valorizar mulheres e pessoas não-binárias no cenário da música instrumental. Com seus gritos e batuques, sopros e movimentos corporais, convida toda a gente para brincar e performar, ocupando todos os espaços.

 

Festival Lanterna Mágica de Cinema

Criado em 2021, o Coletivo Lanterna Mágica reúne artistas e profissionais da cultura de Florianópolis. As ações são focadas no Ribeirão da Ilha, um bairro distante dos principais equipamentos culturais da cidade. Em 2022, o grupo realizou um Cineclube, com sessões contínuas e gratuitas de cinema com foco para a comunidade do Ribeirão da Ilha e arredores. Aos poucos a programação cresceu e virou um evento maior que traz outras atividades da economia criativa local. No mesmo ano o coletivo realizou  a primeira edição do Festival, com produções catarinenses realizadas por mulheres, e desde então já produziu dois filmes curta metragens.

O 2º Festival Lanterna Mágica de Cinema - Trabalhadoras é um projeto selecionado pelo Prêmio Catarinense de Cinema, executado com recursos do Estado de Santa Catarina, por meio da Fundação Catarinense de Cultura.




Autor(a): Rosiley Souza



Voltar