
Nos dias 22 e 23 de agosto de 2025, Florianópolis recebe a MuyIntegra – Mostra Uruguaia de Artes Integradas, um evento gratuito que une diferentes expressões artísticas para celebrar o intercâmbio cultural entre Uruguai e Brasil. Com programação no Museu da Escola Catarinense (MESC), no centro da cidade, a mostra, que conta com tradução em Libras, integra as comemorações do bicentenário da independência do Uruguai, celebrado oficialmente em 25 de agosto.
Idealizada por Esteban Campanela e produzida pela La Vaca, a mostra tem o apoio do Consulado Geral do Uruguai em Florianópolis, bem como do Museu da Escola Catarinense (MESC/UDESC). Durante os dois dias, o público poderá conhecer e se aprofundar nos trabalhos de artistas uruguaios que têm forte atuação em Santa Catarina em atividades que vão do teatro à gastronomia, passando pelas artes visuais, música e debates sobre arte e cultura.
De acordo com Esteban, a MuyIntegra é um convite ao encontro entre culturas, “é um reconhecimento da presença uruguaia na cena artística catarinense e uma celebração da identidade latino-americana por meio da arte, da memória e do afeto”, afirma. Ao que a produtora executiva, Milena Moraes, reforça, explicando que o evento reúne artistas uruguaios com forte atuação em Santa Catarina e fortalece os laços entre Brasil e Uruguai por meio da arte e da troca cultural. “Não por acaso, artistas como Ricardo Botana, Diego de los Campos, Norma Adó, Gringo Starr, Seba Zinola y La del Sur fazem parte da mostra”, conclui.
Destaques da programação
A abertura, na sexta-feira (22), às 19h30, traz a leitura dramática de “Tocar un Monstruo”, do premiado dramaturgo uruguaio Gabriel Calderón, com tradução de Esteban Campanela e atuação de Milena Moraes e Renato Turnes. Em seguida, às 20h30, será inaugurada a exposição MuyVisual, com obras dos artistas Diego de los Campos (Desenhos de Um Real) e Ricardo Botana (Abismos Internos).
No sábado (23), a programação começa às 16hcom a MuyDegusta, demonstração e degustação de pratos típicos conduzida pela gastrônoma Norma Adó (única atividade com inscrição prévia pelo Instagram @muycultura). Às 17h30, a roda de conversa MuyConecta reúne artistas uruguaios radicados em Santa Catarina para refletir sobre arte e identidade.
Às 19h, a MuyCinema exibe o documentário Multitudes (65min), de Emiliano Mazza e Mónica Talamás, seguido de debate mediado por Gringo Starr. O encerramento, às 21h, será com a MuyShow, show de Seba Zinola y La del Sur, que convida o público a vivenciar o candombe – ritmo afro-uruguaio reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO.
Atividade recomendada
No domingo (24), às 18h, o público também poderá assistir gratuitamente ao documentário “Amigo Lindo del Alma”, do diretor Daniel Charlone, sobre o músico Eduardo Mateo. A sessão terá participação especial do cantor e compositor Ney Peraza. Embora independente da programação oficial, a atividade é recomendada pela curadoria da MuyIntegra.
Sobre o projeto
A MuyIntegra é uma realização da MuyCultura com produção da La Vaca e apoio do Consulado Geral do Uruguai em Florianópolis e do Museu da Escola Catarinense (MESC/UDESC). Proposta Cultural realizada com recursos do Governo do Estado de Santa Catarina, pela Fundação Catarinense de Cultura [FCC], por meio do Prêmio Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura – Edição 2024.
Autor(a): Rosiley Souza
Voltar