Floripa Quilt abre a 11a edição no SESC Cacupé na próxima quarta-feira

Floripa Quilt abre a 11a edição no SESC Cacupé na próxima quarta-feira

Um profundo mergulho nas técnicas manuais preservadas até hoje pelas mãos de artesãs e artesãos. O Floripa Quilt - Festival de Patchwork e Arte Têxtil chega à 11a edição idealizado por Janaina Machado Cordeiro como um lugar de trocas, aprimoramento, exposição de produtos, obras têxteis e a valorização do fazer manual. O evento tem entrada franca e ocorre de 01 a 04 de maio, das 10h às 18h,  no Centro de Eventos Arvoredo, no Sesc Cacupé, em Florianópolis.

 

Quando iniciou o projeto em 2012, Janaina veio com o tempo aperfeiçoando o formato, aumentando a oferta de oficinas e aos poucos formando uma verdadeira comunidade. Se no ano passado o festival registrou a visita de mais de 1.700 pessoas, nesta edição o número deve aumentar. 

 

Não por acaso, a programação está maior e traz novidades como o prêmio de Arte Têxtil, uma categoria nova que valoriza os trabalhos de artistas que utilizam fibras têxteis e tecidos nos seus processos. Mais dois concursos destacam as obras na técnica Quilts e ainda a premiação das bonecas de pano. Todos os trabalhos ficam em exposição para apreciação do público visitante.

 

"Teremos as premiações nas categorias Quilt, Arte Têxtil, Bonecas (os) de Pano e ainda a exposição da Mostra Têxtil Infantil, uma forma de estimular a criançada para as técnicas manuais. Essa é uma ferramenta importante para dar visibilidade e valorizar as obras das/os artistas que trabalham com manualidades e, ao mesmo tempo, preservam nossa herança cultural", comenta Janaína. 

 




Autor(a): Rosiley Souza



Voltar