
Você sabia que Frida Kahlo pintou boa parte de suas obras deitada, usando um espelho preso no teto e um cavalete adaptado à cama? Mesmo diante da dor e das limitações físicas, ela transformou sua própria imagem em arte e se tornou um dos maiores ícones do século XX.
É esse mergulho na intimidade, na força criativa e na sensibilidade da artista mexicana que a oitava sessão do Projeto Museus Virtuais propõe. O encontro será no sábado, dia 26 de julho, às 15h, no Paradigma Cine Arte, em Florianópolis, e é gratuito e aberto ao público.
O tour virtual conduzido pelo arte educador Claudio Toscan percorre os ambientes da Casa Azul, residência onde Frida viveu e hoje funciona como museu, incluindo jardins, aposentos e ateliê. A experiência segue até o Museu Dolores Olmedo, que guarda outras obras importantes da artista, enriquecendo ainda mais a jornada pela sua trajetória artística.
“Estar na Casa Azul, ainda que virtualmente, é como percorrer a alma de Frida Kahlo. Cada objeto, cor e pincelada carrega a intensidade com que ela viveu, sentiu e se expressou. É uma experiência sensorial e emocional que nos conecta profundamente com sua arte e com o México de sua época”, afirma Toscan.
Promovendo encontros mensais desde o início do ano, o projeto Museus Virtuais une arte, história e tecnologia, permitindo ao público explorar museus e espaços culturais de diferentes partes do mundo sem sair da cidade. Nesta edição, a vida e a obra de Frida Kahlo ganham protagonismo em uma experiência tocante e inspiradora.
A temporada 2025 contempla 12 sessões gratuitas abertas ao público e outras 10 voltadas exclusivamente para escolas da Rede Municipal de Ensino. Cada encontro apresenta a trajetória de um grande artista, contextualizando sua obra, influências e legado por meio de roteiros que incluem visitas virtuais a museus, galerias e cidades históricas.
O Projeto Museus Virtuais é uma realização do Instituto Maratona Cultural, com apoio cultural do Corporate Park e viabilizado pela Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Florianópolis.
Autor(a): Rosiley Souza
Voltar