Gabriela Herde faz imersão na Casa de Vilanova Artigas

Gabriela Herde faz imersão na Casa de Vilanova Artigas

Recentemente a profissional voltou de mais uma trip, dessa vez, focada nas edificações projetadas por arquitetos modernistas como Lina Bo Bardi e, especialmente, Vilanova Artigas. A residência localizada no Alto da Boa Vista foi aberta pela primeira vez para visitação do público por meio da Mostra Aberto 02 - plataforma de design, arte e arquitetura.

Desenhada por Artigas para uma família de amigos de São Paulo, o projeto é explicado logo no início do percurso de forma a introduzir a experiência. "Textos explicativos esclarecem sobre como a morada foi pensada por Artigas, as obras expostas nos ambientes, quais as relações que estabelecem com os espaços, os materiais empregados como concreto, vidro, a presença da luz natural. A influência do brutalismo, é uma experiência única", destaca Gabriela.

Outro ponto de destaque, na opinião da profissional, é o layout dos quartos. As duas suítes são divididas a partir do roupeiro, com acesso ao banheiro compartilhado. O mobiliário original fixo permanece, a exemplo da lareira em balanço feita em concreto. O paisagismo com espécies nativas dá a sensação de floresta tropical, o espelho d' água e piscina.

A exposição conta com obras únicas como um Edgar Degas (1884), e ainda o lançamento de móveis assinados por Artigas, nunca antes comercializados, e viabilizado através de uma parceria com a Etel.




Autor(a): Rosiley Souza



Voltar