
Radicada em Nova York, após longos anos em São Paulo, a designer Camila Rosa, celebra segundo ela, um dos momentos mais importantes de sua trajetória: criar uma das capas comemorativas da edição de 100 anos da revista The New Yorker, revista fundada em 1925 pelos jornalistas Jane Grant e Harold Ross. A revista é conhecida por seu estilo único de escrita, suas capas icônicas e seu compromisso com a liberdade de expressão e a diversidade de vozes, tendo influenciado gerações de leitores e escritores, moldando o cenário cultural e literário dos Estados Unidos e do mundo, ao londo dos 100 anos, recebeu inúmeros prêmios, incluindo o Pulitzer, e é amplamente reconhecida por sua qualidade editorial e impacto cultural..
A cada aniversário, a publicação resgata o personagem fictício Eustace Tilley, que apareceu na primeira capa observando uma borboleta com seu monóculo, e nesta edição especial, Camila Rosa fez sua interpretação desse icônico personagem. Na versão original, Eustace observa uma borboleta através de um monóculo, e na sua versão, escolheu transformar o Tilley em uma mulher latino-americana, destacando sua própria herança e identidade. Também quis representar a forte conexão do Brasil com a natureza, por isso manteve a borboleta—elemento original da capa de 1925, como um símbolo de curiosidade e também desse vínculo direto com o meio ambiente, porque a borboleta está pousada na mão dela e sendo observada sem o monóculo.
A edição comemorativa dos 100 anos da The New Yorker foi publicada em fevereiro de 2025 e além da capa de Camila, essa edição também conta com a capa de outros artistas como: Diana Ejaita, que trabalha entre Lagos, Nigéria, e Berlim, Alemanha, Anita Kunz, que mora em Toronto, o artista espanhol Javier Mariscal, e o americano Kerry James Marshall.
“É uma honra fazer parte das capas do centenário da The New Yorker. Como artista brasileira, senti que era importante retratar Eustace Tilley como uma mulher, e principalmente uma mulher latino-americana, refletindo minha própria herança e também o momento que nós vivemos hoje em que a imigração tem sido tão debatida, principalmente aqui nos Estados Unidos“.
Camila Rosa
Nascida em 1988, Camila Rosa é ilustradora, artista visual e designer brasileira, nascida em Joinville/SC e atualmente radicada em Nova York. Seu trabalho vibrante e expressivo explora temas como feminismo, justiça social e diversidade, com um olhar voltado à representação de mulheres latinas sob uma perspectiva alternativa. Através de cores intensas e composições marcantes, sua arte questiona estereótipos e propõe novas formas de enxergar o mundo.
Iniciou sua trajetória como artista em 2010, integrando um coletivo feminino de street art, e desde então tem colaborado com clientes ao redor do mundo nas áreas de publicidade, editorial, moda e design gráfico.
Ao longo de sua carreira, trabalhou com marcas e publicações como Adidas, Apple, Nike, Spotify, The New Yorker, The New York Times, The Wall Street Journal e Vans, entre muitas outras. Sua arte já foi exibida em cidades como Nova York, Los Angeles, Londres, Madrid, Hong Kong, Lisboa e diversas regiões do Brasil.
Além disso, foi jurada e premiada em importantes premiações de design, como o ADC Annual Awards em Nova York e a Bienal Brasileira de Design.
Autor(a): Rosiley Souza
Voltar