ILUSTRADORA BRASILEIRA CRIA UMA DAS CAPAS DA EDIÇÃO COMEMORATIVA DO THE NEW YORKER

ILUSTRADORA BRASILEIRA CRIA UMA DAS CAPAS DA EDIÇÃO COMEMORATIVA DO THE NEW YORKER

 

Radicada em Nova York, após longos anos em São Paulo, a designer Camila Rosa, celebra segundo ela, um dos momentos mais importantes de sua trajetória: criar uma das capas comemorativas da edição de 100 anos da revista The New Yorker, revista fundada em 1925 pelos jornalistas Jane Grant e Harold Ross. A revista é conhecida por seu estilo único de escrita, suas capas icônicas e seu compromisso com a liberdade de expressão e a diversidade de vozes, tendo influenciado gerações de leitores e escritores, moldando o cenário cultural e literário dos Estados Unidos e do mundo, ao londo dos 100 anos, recebeu inúmeros prêmios, incluindo o Pulitzer, e é amplamente reconhecida por sua qualidade editorial e impacto cultural..

         A cada aniversário, a publicação resgata o personagem fictício Eustace Tilley, que apareceu na primeira capa observando uma borboleta com seu monóculo, e nesta edição especial, Camila Rosa fez sua interpretação desse icônico personagem. Na versão original, Eustace observa uma borboleta através de um monóculo, e na sua versão,  escolheu transformar o Tilley em uma mulher latino-americana, destacando sua própria herança e identidade. Também quis representar a forte conexão do Brasil com a natureza, por isso manteve a borboleta—elemento original da capa de 1925, como um símbolo de curiosidade e também desse vínculo direto com o meio ambiente, porque a borboleta está pousada na mão dela e sendo observada sem o monóculo.

         A edição comemorativa dos 100 anos da The New Yorker foi publicada em fevereiro de 2025 e além da capa de Camila, essa edição também conta com a capa de outros artistas como: Diana Ejaita, que trabalha entre Lagos, Nigéria, e Berlim, Alemanha, Anita Kunz, que mora em Toronto, o artista espanhol Javier Mariscal, e o americano Kerry James Marshall.



“É uma honra fazer parte das capas do centenário da The New Yorker. Como artista brasileira, senti que era importante retratar Eustace Tilley como uma mulher, e principalmente uma mulher latino-americana, refletindo minha própria herança e também o momento que nós vivemos hoje em que a imigração tem sido tão debatida, principalmente aqui nos Estados Unidos“.


Camila Rosa

         Nascida em 1988, Camila Rosa é ilustradora, artista visual e designer brasileira, nascida em Joinville/SC e atualmente radicada em Nova York. Seu trabalho vibrante e expressivo explora temas como feminismo, justiça social e diversidade, com um olhar voltado à representação de mulheres latinas sob uma perspectiva alternativa. Através de cores intensas e composições marcantes, sua arte questiona estereótipos e propõe novas formas de enxergar o mundo.

         Iniciou sua trajetória como artista em 2010, integrando um coletivo feminino de street art, e desde então tem colaborado com clientes ao redor do mundo nas áreas de publicidade, editorial, moda e design gráfico.

         Ao longo de sua carreira, trabalhou com marcas e publicações como Adidas, Apple, Nike, Spotify, The New Yorker, The New York Times, The Wall Street Journal e Vans, entre muitas outras. Sua arte já foi exibida em cidades como Nova York, Los Angeles, Londres, Madrid, Hong Kong, Lisboa e diversas regiões do Brasil.

         Além disso, foi jurada e premiada em importantes premiações de design, como o ADC Annual Awards em Nova York e a Bienal Brasileira de Design.



Autor(a): Rosiley Souza



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