Menát, empresa focada em saúde íntima e prazer sem tabus, é pioneira do segmento em Florianópolis

Menát, empresa focada em saúde íntima e prazer sem tabus, é pioneira do segmento em Florianópolis

Com linguagem contemporânea e um atendimento que prioriza respeito e escuta, a Menát, cujo nome significa um amuleto egípcio que transmitia energia vital e fertilidade, surge em Florianópolis com proposta pioneira de fazer com que prazer e saúde íntima se tornem tema central quando o assunto é bem-estar. As sócias Bruna Bertoldi Brasco e Juliana Lyra Adriano, que antes atuavam como advogada e supervisora administrativa, respectivamente, decidiram juntas empreender em 2023 no ramo de sex shop ao perceberem duas coisas fundamentais: uma ascensão no mercado do setor íntimo e sexual e a falta de empresas e iniciativas que tivessem uma linguagem inclusiva, acolhedora e que despertasse a curiosidade e confiança de diferentes públicos.

No início, a Menát operava exclusivamente de forma online, por meio de e-commerce. Porém, a participação em feiras e eventos particulares mostrou às sócias que o contato presencial eleva a experiência de atendimento a outro nível - desde as conversas iniciais até a demonstração e o entendimento dos produtos. Diante disso, em agosto de 2023, a marca inaugurou um showroom para receber clientes com hora marcada, de forma privada e personalizada. Ainda assim, mesmo com o agendamento, muitas pessoas buscavam atendimento imediato. Para corresponder a essa demanda crescente, em junho de 2025 a Menát deu o próximo passo e abriu sua primeira loja física, que fica localizada no Estreito.

E é o atendimento da Menát, juntamente com uma comunicação assertiva e elegante, que a diferencia das sex shops tradicionais. Nada é vergonhoso, obscuro ou constrangedor: a marca aposta em uma experiência acolhedora e conduzida com domínio sobre cada produto. “O tabu ainda existe, e precisa de intervenção diária. Mas desde o princípio notamos que, uma vez que o cliente entra em contato com nossa marca – o que inclui nossos produtos, nossa identidade visual, nossa comunicação, e mais recentemente nosso espaço físico - a resposta é muito positiva. O cliente que conhece a marca imediatamente entende que esse é um local de acolhimento, livre de julgamentos, e um espaço seguro para que ele possa dividir sua busca e ser guiado nas melhores escolhas. A Menát consegue sensibilizar os clientes no sentido de que o bem-estar íntimo não é motivo de vergonha, é algo natural e para todos”, comenta Bruna, uma das fundadoras.

As sócias entendem profundamente as funcionalidades, indicações e particularidades de todos os itens do portfólio, o que permite orientar cada cliente com segurança. Assim, seja para quem está começando a explorar o universo do prazer ou para quem busca acessórios premium e produtos de alta qualidade, a Menát oferece uma experiência de compra confortável e certeira - sempre voltada ao bem-estar, ao respeito e à autonomia.

Mercado em ascensão

O setor de bem-estar íntimo e sexual vem registrando um importante avanço no Brasil. De acordo com pesquisa realizada em 2024 pelo portal Mercado Erótico, o segmento já movimenta mais de R$ 2 bilhões por ano e projeta um crescimento médio anual de 8% até 2028. Esse salto é resultado de uma transformação importante no mercado, que se afasta dos antigos estigmas para adotar uma abordagem centrada em saúde, autocuidado e informação de qualidade.

 

O estudo também mostra um aumento significativo no consumo feminino - hoje, as mulheres representam mais da metade do público - e aponta que cerca de 30% das empresas do setor já incorporam práticas sustentáveis. Entre as tendências mais promissoras, destacam-se os cosméticos eróticos voltados para o bem-estar íntimo e autoestima, reforçando que o segmento caminha para um modelo mais consciente e alinhado às necessidades reais dos consumidores.

Na foto, as sócias Juliana Lyra Adriano e Bruna Bertoldi Brasco. 

 

 



Autor(a): Rosiley Souza



Voltar