Natália Xavier apresenta a Modernes Haus na CASACOR SC

Natália Xavier apresenta a Modernes Haus na CASACOR SC

Edição Balneário Camboriú segue aberta à visitação até 23 de julho, no The Spot One

 

Um dormitório sofisticado, com 80 m² é a proposta da Arquiteta Natália Xavier para a CASACOR SC, que começou neste dia 08 de junho, em Balneário Camboriú. Batizado de Modernes Haus, o espaço possui uma configuração funcional de um dormitório, informativo, leve e transparente, priorizando as formas essenciais e cores puras, integrando a arte onde fugir do tradicional foi o principal objetivo. O dormitório contempla estar, escrivaninha e sala de banho, favorecendo a tranquilidade e bem-estar.

Em sua quinta participação na mostra, Natália, que comanda o escritório NX Arquitetura, explica que a Modernes Haus expressa a vanguarda que a arquitetura moderna representa, nesse sentido trazendo de volta um estilo permanente, com a sensação eterna de estar à frente. O espaço resume de forma simples e prática modernismo e simplicidade, com grande estilo.

“Os acabamentos, as cores e as texturas de uma legítima casa modernista influenciam o espaço, quebrando a identidade tradicional, como fazia a arquitetura do início do século XX”, explica.

Fundada pelo arquiteto Walter Gropius, em Weimar, Alemanha, em 1919 a Bauhaus revolucionou o design moderno, ao se nortear na função do objeto para definir formas e traçados simplificados, resultando em um visual mais clean, ou seja, limpo, com menos interferências e poucos elementos. Itens tecnológicos da atualidade trazem esse conceito. Por exemplo, os smartphones, relógios e outros produtos.

Assim, a arquiteta criou um visual clean, onde essas premissas são empregadas no espaço, norteando a função e a forma dos elementos traçados, criando um ambiente de contemplação repleto de componentes, que constituem uma releitura da Bauhaus, onde o maior significado está em criar um design atemporal, internacional, sem conflitos de nacionalidade, ou raça.

Contemplando o tema da mostra neste ano, Corpo & Morada, Natália utiliza no espaço, metal, madeira, aço e vidro, e sua integração com o externo. Os acabamentos, as cores e as texturas de uma legítima casa modernista influenciam o espaço, quebrando a identidade tradicional, como fazia a arquitetura do início do século XX, construindo uma sociedade mais livre e justa, sem preconceitos, com elementos típicos que simbolizem o mundo exterior.

O destaque do ambiente fica para a cama de vidro, criada pela própria arquiteta. “A transparência causa um resultado sempre divertido e inusitado. O tom esverdeado se obtém por ser um material temperado, garantido a segurança dela”, explica.

Executada por Follow me vidraçaria, a cama de vidro foi toda em vidro temperado garantindo segurança, mas com visual clean, minimalista, se conectando com outros materiais do ambiente, como a madeira.

 

Obras de artes também se fazem presentes, com assinatura de Antônio Manoel Silva, artista português e Cássia Aresta. Cuba de piso, misturador de bancada e piso assinados pelo arquiteto Arthur Casas no espaço da banheira, também chamam à atenção.

Natália Xavier destaca ainda uma linda parede com a pedra “quartzito avalanche” entre o dormitório e espaço da banheira, como elemento de referência ao projeto de Mies van der Rohe – Pavilhão de Barcelona, que não limita fisicamente o espaço, mas garante fluidez, trazendo conexão para outro ambiente. 

A iluminação natural é fortemente valorizada e presente no projeto. A luz artificial está distribuída em pontos estratégicos conforme a funcionalidade, direcionada aos mobiliários e obras de arte no decorrer do ambiente. A prevalência de cores neutras, como branco e preto, e na decoração puxando para o vermelho, amarelo e azul, marcam fortemente a escola vanguardista alemã.

A mostra CASACOR SC de Balneário Camboriú segue até dia 23 de julho, no The Spot One, anexo ao Balneário Shopping.

 

Assessoria de Imprensa

Agência A

Jornalista: Fabiana Rodrigues (47) 99932 9832

RP: Alex Ferrer ((47) 99949 8554

 

Crédito do ambiente: Fábio Severo




Autor(a): Alex Ferrer



Voltar