
Há seis dias do Dia do Perfumista, celebrado em 21 de setembro, a Natura, líder em perfumaria no Brasil*, antecipa a data para destacar a relevância estratégica da categoria em seu negócio. A perfumaria representa mais do que uma categoria dentro do portfólio da marca, que se especializou no desenvolvimento de fragrâncias que traduzem a riqueza cultural do país, combinando ingredientes exclusivos da biodiversidade brasileira, óleos essenciais inéditos e álcool orgânico sustentável.
Essa abordagem, que alia ciência, natureza e emoção, consolidou a empresa como líder do segmento na América Latina, em uma região que abriga o segundo maior mercado consumidor de fragrâncias do mundo. Para sustentar seu protagonismo, a marca aposta em criações desenvolvidas por um time próprio de três perfumistas in-house - grande diferencial da empresa no mercado -, em parceria com grandes maisons internacionais.
A aposta começou em 2006, com a contratação da perfumista Veronica Kato e ganhou ainda mais força com a entrada de Olivier Paget e Juliana Bombarda, em 2025. Suas experiências e paixões resultam em fragrâncias que não apenas encantam, mas também se conectam emocionalmente com os consumidores.
“Cada fragrância que desenvolvemos, junto aos nossos especialistas carrega o DNA da Natura conectando nossos consumidores de forma sensorial e emocional. O privilégio de ter perfumistas exclusivos nos garante a construção de uma perfumaria autêntica, brasileira e de qualidade, além da criações olfativas surpreendentes para outras categorias, como sabonetes e hidratantes corporais. Nós valorizamos ingredientes únicos e exclusivos da biodiversidade brasileira, traduzindo em fragrâncias a riqueza e diversidade do país", afirma Denise Coutinho, diretora de marketing e comunicação da Natura
A perfumista Veronica Kato reforça a visão criativa da marca: "Nossa inspiração para criar novas fragrâncias vem da diversidade e da essência do Brasil, com seus ritmos, cores e biomas. Usar bioativos da nossa biodiversidade não é apenas uma forma de inovar, mas também de preservar e valorizar nosso patrimônio, oferecendo aos clientes uma experiência olfativa única e genuinamente brasileira", reforça.
O Brasil é um país fortemente conectado ao universo das fragrâncias, e essa relação é ainda mais intensa nas regiões do Norte e Nordeste, que hoje se destacam como os maiores consumidores de perfumes no país. Esse comportamento reforça o papel da perfumaria da Natura como um elo afetivo e cultural com os consumidores, e a importância de criar fragrâncias que dialoguem com a identidade e os desejos de cada região brasileira.
Autor(a): Rosiley Souza
Voltar