Natural Extremo celebra sete anos e consolida expansão no turismo de aventura com operação no Rio Grande do Sul

Natural Extremo celebra sete anos e consolida expansão no turismo de aventura com operação no Rio Grande do Sul

Sete anos. Esse é o tempo que separa o primeiro salto do que se tornaria uma das maiores referências em turismo de aventura do Brasil. Fundada em 7 de julho de 2018, em Urubici, na Serra Catarinense, a Natural Extremo celebra seu aniversário consolidando um marco: além de ultrapassar a marca de 30 mil visitantes, vindos de todos os estados brasileiros e de 68 nacionalidades, a empresa amplia sua atuação e agora está presente também no Rio Grande do Sul, com sua primeira operação fora de Santa Catarina, no Parque do Caracol, em Canela (RS).

A empresa é reconhecida nacionalmente pelas experiências únicas e pela combinação de aventura, segurança e cenários naturais impressionantes. As atividades oferecidas, como o Salto de Pêndulo®, salto de uma plataforma instalada à beira de um penhasco e a Tirolesa de Bike®, são marcas registradas da Natural Extremo, o que garante a exclusividade dessas operações no Brasil.

Uma expansão que movimenta o turismo da Serra Gaúcha

A chegada da Natural Extremo ao Rio Grande do Sul não é apenas a abertura de uma nova unidade, mas um passo estratégico que fortalece o turismo de aventura na Serra Gaúcha, tradicionalmente reconhecida por seus roteiros gastronômicos, parques temáticos e culturais. A operação no Parque do Caracol, um dos pontos turísticos mais visitados do estado, introduziu uma novidade inédita no país: o Salto de Pêndulo Duplo, onde duas pessoas podem saltar juntas, compartilhando a emoção e superando seus próprios limites.

Desde a abertura em Canela, em maio de 2025, já foram realizados mais de 330 saltos, sendo 55 deles na modalidade dupla, reforçando o interesse do público e a aceitação da nova experiência.

“Ver a Natural Extremo crescendo, chegando a outros estados e proporcionando essa conexão com a natureza para milhares de pessoas é muito especial. Mais do que uma aventura, nosso propósito é gerar memórias que marcam a vida das pessoas, com segurança, profissionalismo e muito respeito pelo meio ambiente. Chegar à Serra Gaúcha com uma operação inédita no Brasil simboliza muito além do nosso crescimento, mas a expansão do turismo de aventura como um todo no país”, destaca Rafael Bridi, CEO da Natural Extremo.

Impacto no turismo e na economia local

Os números ajudam a dimensionar o impacto da Natural Extremo no turismo regional. Só na unidade de Urubici foram realizados até hoje:

  • Mais de 22 mil Saltos de Pêndulo®;

  • Cerca de 12 mil travessias de Tirolesa de Bike®;

  • Centenas de tirolesas tradicionais;

  •  

    Atendendo turistas de todos os estados brasileiros e 68 países diferentes, tornando-se um verdadeiro polo de aventura no Sul do Brasil.


     

A operação gera empregos diretos e indiretos, fomenta o turismo local, movimenta o setor de hospedagem, gastronomia e outros serviços, além de posicionar tanto a Serra Catarinense quanto a Serra Gaúcha no mapa mundial do turismo de aventura, um segmento que atrai um público cada vez mais qualificado, exigente e disposto a investir em experiências seguras, autênticas e transformadoras.

Diferencial que vai além da adrenalina

Os atrativos da Natural Extremo são projetados para proporcionar experiências radicais, mas também seguras e inesquecíveis. A unidade de Urubici funciona no Parque Mundo Novo, um espaço de mais de 3.000m² cercado por cânions, florestas e mirantes naturais. Além das atividades radicais, o espaço conta com trilhas, áreas de descanso, restaurante, café, quatro mirantes, elevador panorâmico e uma estrutura pensada para que famílias e amigos possam viver momentos de lazer em meio à natureza, mesmo aqueles que preferem não se aventurar nos saltos.

O Salto de Pêndulo® é realizado de duas maneiras distintas, mas igualmente desafiadoras: em Urubici o salto é na beira do penhasco, proporcionando uma experiência ainda mais impactante, com vista panorâmica do cânion. Já em Canela, a atividade é feita a partir de uma plataforma especialmente construída no Parque do Caracol, a mais de 140 metros de altura. Em ambas, a queda pode atingir 120 km/h, oferecendo uma descarga de adrenalina única, mas dentro de rigorosos padrões de segurança. 

Já a Tirolesa de Bike®, experiência também registrada, permite atravessar um cânion pedalando uma bicicleta presa por cabos de aço, a 120 metros de altura e com quase 300 metros de extensão, unindo contemplação e emoção.

Segurança, profissionalismo e excelência

Desde sua fundação, a Natural Extremo mantém um histórico de zero acidentes nas operações comerciais, resultado de processos rigorosos de manutenção, inspeções constantes, equipamentos de alto padrão e uma equipe altamente qualificada. A empresa também participa ativamente de associações ligadas ao turismo de aventura e ao desenvolvimento empresarial, como a ABETA (Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura), a ACATE, (Associação Catarinense de Tecnologia), Destino Floripa e ACIUR (Associação Comercial e Industrial de Urubici), reforçando seu compromisso com as boas práticas do setor, a troca de conhecimento técnico e o desenvolvimento sustentável nas regiões onde atua.

Sete anos de história, olhando para o futuro

Mais do que celebrar o passado, os sete anos da Natural Extremo representam o começo de um novo ciclo de crescimento e transformação. A chegada ao Rio Grande do Sul evidencia o potencial de expansão da marca, que segue abrindo caminhos no turismo de aventura com criatividade, profissionalismo e propósito. Com o olhar voltado para o futuro, a empresa reafirma seu compromisso em inovar continuamente e oferecer experiências cada vez mais completas, seguras e inesquecíveis, sem jamais abrir mão da conexão genuína com a natureza e do encantamento que move cada salto, cada travessia e cada visitante.

Além do atendimento ao público geral, a Natural Extremo também direciona esforços em 2025 para ampliar sua presença no mercado de eventos corporativos e grupos MICE, setor estratégico para o turismo nacional.

“Acreditamos que o turismo de aventura é uma ferramenta poderosa de transformação. É sobre enfrentar medos, celebrar a vida, viver intensamente e criar conexões profundas com a natureza e com as pessoas. Por isso, queremos levar nossa identidade e qualidade para ainda mais públicos, e vemos nos eventos corporativos uma grande oportunidade de proporcionar vivências marcantes e inéditas, com o mesmo impacto emocional e padrão de segurança que sempre nos guiou. Seja na Serra Catarinense, na Serra Gaúcha ou onde mais formos desbravar, seguimos comprometidos em entregar experiências que realmente transformam”, finaliza Rafael Bridi.

 




Autor(a): Rosiley Souza



Voltar