Novo presidente da OAB/SC assumirá o cargo em solenidade no dia 1° de janeiro

Novo presidente da OAB/SC assumirá o cargo em solenidade no dia 1° de janeiro

A solenidade de transmissão da presidência da OAB/SC para o advogado Juliano Mandelli será no dia 1° de janeiro, às 17 horas, na sede da instituição em Florianópolis. Com atuação profissional em Balneário Camboriú, ele sucederá a atual presidente, Cláudia Prudêncio, para o triênio 2025/2027.

Mandelli foi eleito para o cargo com 63,39% dos votos válidos na eleição realizada no fim de novembro, marcada pela maior participação da história da OAB/SC, com 32.710 advogados votantes, representando 89,11%% do total de aptos na classe. Assumem o cargo também, na mesma solenidade, o novo presidente da Caixa de Assistência dos Advogados (CAASC), Pedro Miranda, que sucede Juliano Mandelli, além de suas diretorias.

Juliano Mandelli é natural de Caçador e há mais de 20 anos atua na advocacia em Balneário Camboriú, onde atua de forma familiar, sendo um representante da realidade da maioria da advocacia do interior do Estado. A prioridade da sua gestão, para a advocacia, será modernizar ainda mais a instituição. “A Seccional tem 53 Subseções no Estado, mas temos 295 municípios, e em todos eles temos advogados. Queremos colocar a OAB na palma da mão dos profissionais, oportunizando acessibilidade, interiorização e facilitando para quem está distante da Capital”, explica.

Outro ponto que será pilar da sua gestão repercute em toda a sociedade: a crise do Judiciário, com decisões que representam ativismo judicial, com restrições ao uso da palavra nos Tribunais Superiores e ao acesso aos autos, violando garantias que não são da advocacia, mas do cidadão que ela representa. Um dos focos da OAB/SC será atuar na defesa da mudança no formato de escolha dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), pela fixação de um mandato para o exercício do cargo e pela aprovação da PEC 08/2021, que limita as decisões monocráticas no STF.

Entre as propostas que integram o plano de gestão da chapa pela qual concorreu, denominada “União, Trabalho e Transformação”, além da redução da anuidade, há proposições inovadoras, como o HUB-OAB/SC, que vai disponibilizar espaço de mentoria para a Jovem Advocacia nos 53 Escritórios Compartilhados mantidos pelo Sistema OAB no Estado, e o fortalecimento da Advocacia Dativa, com meta de aumento da tabela de honorários e de pagamento por fase de jurisdição.

Juliano Mandelli
Além da presidência da CAASC, Juliano Mandelli já foi diretor tesoureiro da OAB/SC (2019/2021), presidente da Subseção de Balneário Camboriú (2016/2018), conselheiro estadual da OAB/SC (2013/2015) e secretário-geral da Subseção de Balneário Camboriú/SC (2010/2012). É Membro Efetivo do Instituto dos Advogados de Santa Catarina (IASC) e Conselheiro do Fundo Reaparelhamento da Justiça (FRJ) do Tribunal de Justiça de Santa Catarina.

Pedro Miranda
Pedro Miranda é atualmente conselheiro federal pela OAB/SC, presidente da Comissão de Estudos do Código de Processo Civil da OAB Nacional e presidente do Instituto Catarinense de Processo Civil. Foi Coordenador das Comissões da OAB/SC (2019/2021) e Diretor da Escola Superior de Advocacia da OAB/SC (2016/2018). É Doutor pela PUC-SP e Mestre pela PUC-PR.

Na foto: Pedro Miranda, Juliano Mandelli e Cláudia Prudêncio. 



Autor(a): Rosiley Souza



Voltar