O melhor da Parrilla Uruguaia em Florianópolis

O melhor da Parrilla Uruguaia em Florianópolis

A cultura do churrasco no Uruguai é tão afetiva quanto a nossa, feita de momentos de confraternização em torno da churrasqueira, mas difere da brasileira em técnica. Um tradicional churrasco uruguaio, ou parrilla uruguaia, começa muito antes de acender o fogo. “No Uruguai, há décadas, existe um trabalho muito sério de cuidado com os animais e com os cortes de carnes oferecidos pelos frigoríficos”, explica Pedro Terra, sócio e chef parrilleiro do Don Mario Parrilla, típico restaurante de churrasco uruguaio, recém-inaugurado no bairro Córrego Grande, em Florianópolis.

 

Não dá para afirmar quem inventou a parrilla, mas sabe-se que foi há centenas de anos. A origem mais provável dessa cultura vem da necessidade do homem do campo de assar as carnes dos animais que caçava para se alimentar. Os historiadores acreditam que a origem da cultura / técnica que conhecemos hoje como parrilla começou nas margens do Rio de La Plata que fica localizado entre a Argentina e o Uruguai.

 

A fama dos uruguaios em fazer um bom churrasco não é segredo para ninguém. O país é um dos maiores consumidores de carne do mundo e o asado (churrasco) é reconhecido internacionalmente tanto pela sua qualidade quanto pelo sabor.

 

No Uruguai o churrasco é chamado de asado. Assim como no Brasil, o asado é um prato muito típico. Lá, eles fazem seus asados nas Parrillas que, de ano a ano, ganham cada vez mais popularidade no Brasil.

 

A parrilla é composta por um lenheiro e grelha com altura ajustável. O assador mantém o fogo no lenheiro e arrasta a brasa para baixo da grelha onde a carne é assada. O mais importante é que o fogo esteja forte. Na parrilla melhor lenha utilizada é a de eucalipto ou acácia negra.

 

Para o chef parrileiro Pedro Terra a fórmula do sucesso uruguaio ao fazer churrasco pode ser fragmentada em alguns pontos distintos, a destacar:



Autor(a): Rosiley Souza



Voltar