Obras do teleférico do Alles Park devem iniciar este ano

Obras do teleférico do Alles Park devem iniciar este ano

Pomerode vem despontando no turismo nacional como um destino que une tradições germânicas, diversão, gastronomia e inovação. Cada ano, novos visitantes escolhem a cidade mais alemã do Brasil e se surpreendem com a variedade de atrações. Em breve, moradores e turistas verão um antigo sonho ganhar forma e viverão uma experiência ainda mais completa.

 

O Alles Park, reconhecido por abrigar a única Vila da Neve de Santa Catarina, prevê iniciar ainda este ano as obras do tão aguardado teleférico. O processo de licenciamento ambiental está na fase final, restando apenas detalhes para que as primeiras estruturas comecem a ser erguidas na área que já integra o complexo.

 

A ampliação do parque e a instalação do teleférico, um desejo antigo da cidade, já estavam nos planos dos empresários desde a concepção do projeto original e chegam para movimentar ainda mais a economia local e fortalecer o turismo regional. Com o início das obras previsto para 2026, a expectativa é de que a cidade receba esse presente em 2028.

 

Para o gerente geral do Interparques, Anderson Grade, o momento é um marco: “Para nós esse momento representa duas grandes conquistas: uma para a cidade de Pomerode e outra gigante para o Alles Park. Sabemos que a entrega desse projeto representa um salto expressivo para a cidade como destino turístico e para os empresários que investem no setor. Além de ampliar a nossa visitação, a expansão para o Morro da Turquia amplifica muito a nossa experiência e os universos narrativos que temos desenvolvido para os nossos personagens: o Opa, a Oma, o coelho Floki, a aventureira Nina e seu irmão Neni. Temos histórias lindas prontas para serem contadas em meio à natureza”.

 

Experiência nas alturas

 

O projeto contempla nove torres metálicas ao longo de um quilômetro, conectando o parque ao topo do Morro da Turquia por meio de uma das encostas mais bonitas da região. A Estação de Embarque ficará atrás da Vila da Neve, de onde os passageiros partirão para uma subida panorâmica. Os empresários preveem um investimento de R$ 65 milhões para a expansão do Alles Park,incluindo o teleférico.

 

O passeio será realizado em um sistema de cadeirinhas, permitindo uma conexão direta com a natureza e com capacidade para transportar até 4 mil passageiros por dia. Ao chegar ao topo, a quase 500 metros de altitude, os visitantes encontrarão um deck de desembarque com vista privilegiada da cidade e de todo o vale. Para reforçar a identidade visual do destino, o projeto prevê ainda a instalação de um letreiro com o nome de Pomerode no alto do morro, inspirado no icônico símbolo de Hollywood.  

 

O acesso a essa nova experiência será versátil: o visitante poderá optar pelo bilhete individual para o teleférico ou adquirir um combo que dará acesso a todas as atrações do Alles Park, atualmente 17. Com a novidade, o parque projeta um aumento de cerca de 50% no fluxo anual de visitantes.

 

Ecoturismo e educação ambiental

 

A segunda etapa de obras do Alles Park abre um novo horizonte voltado ao ecoturismo e à contemplação sustentável. No alto do Morro da Turquia, estão sendo estudadas opções que incluem um mirante de vidro, circuitos de arvorismo, tirolesa e novas áreas de alimentação para garantir o conforto dos visitantes.

 

Como o percurso do teleférico atravessa uma área de vegetação nativa do Bioma Mata Atlântica, o Alles Park também projeta atrações voltadas à educação ambiental, através de um passeio guiado por uma trilha ecológica, transformando o lazer em uma ferramenta de conscientização e preservação do patrimônio natural de Pomerode.




Autor(a): Rosiley Souza



Voltar