Odontogeriatria

Odontogeriatria

Desde que se formou, na Unisul em 2007, Amanda Lima, dentista com consultório na Capital, nunca parou de estudar. Prótese dentária, marketing e gerontologia foram temas de especializações e MBAs. Mais recentemente, a profissional começou  a se capacitar em Odontogeriatra
"Senti necessidade de  entender e saber mais sobre o processo de envelhecimento, tanto geral, quanto bucal, e de como faremos para viver bem e melhor, já que as estimativas e expectativas de vida do mundo inteiro aumentaram. É um privilégio poder envelhecer. E envelhecer com saúde envolve atendimento especializado, olhar empático e rede de apoio", compartilha Amanda, pós-graduada em Odontogeriatria e Atendimento Domiciliar pela Fapes-SP, atualização em Gerontologia e Odontogeriatria pelo Sírio Libanês, e mestranda em Odontogeriatria.
Embora qualquer dentista possa atender idosos, o odontogeriatra tem um conheciimento mais aprofundado sobre o organismo do paciente e dos problemas de saúde bucal, que são mais frequentes à medida que envelhecemos. Conforme a profissional, para um atendimento efetivo é preciso entender o contexto da saúde geral do paciente, como ele está, os hábitos, os medicamentos que toma. Além disso, a odontogeriatra deve saber como oferecer novos tratamentos e como resolver problemas bucais. Outro aspecto específico da Odontogeriatria é o envolvimento familiar no atendimento.
"Atendo todas  as faixas etárias, incluindo pacientes acima dos 10 anos. Nesse caso se pratica a odontologia familiar, oferecendo explicações e boa comunicação com os responsáveis ou auxiliares do paciente dessa faixa etárias. E não vamos esquecer da estética. Faz parte do meu trabalho usar técnica, bom senso e ética para devolver estética ao sorriso do paciente. Estar bem e bonito é importante também", finaliza.
Dra. Amanda Lima
Vitaclass Clínica
R. Euríco Hosterno, 300. Fone (48) 3024-2929  @denistaamandalima

 



Autor(a): Rosiley Souza



Voltar