
O Prêmio Desterro – 13° Festival de Dança de Florianópolis será realizado de 17 a 25 de fevereiro, no Centro Integrado de Cultura (CIC), com a participação prevista de 1.507 bailarinos do Distrito Federal, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Roraima, Santa Catarina, São Paulo e Paraguai.
Pertencentes a 129 academias, escolas, grupos e companhias, eles apresentarão no Teatro Ademir Rosa 637 coreografias – entre balé clássico de repertório, balé neoclássico, dança contemporânea, danças populares, danças urbanas, estilo livre, jazz e sapateado – criadas, repostas ou adaptadas por 280 coreógrafos.
Do total, 496 trabalhos concorrerão às premiações da Mostra Competitiva em 14 sessões. Outros 141 serão exibidos em dois horários específicos na Cena Comentada, mostra paralela sem avaliação de jurados, mas com análise de um profissional convidado.
A competição também irá para fora do teatro, com a Batalha de Danças Urbanas, que volta à programação do evento, após dois anos, no último dia do festival, ocupando o Espaço Lindolf Bell.
A soma de todas os prêmios em dinheiro possíveis chega a R$ 39.400, o maior valor de sua história. Além disso, os bailarinos poderão ser contemplados com brindes, bolsas de estudo, inscrições, intercâmbios, vivências e cursos em instituições e eventos parceiros no Brasil, Alemanha, Canadá e Peru.
A agenda, a mais extensa de todas as edições do festival, inclui também uma oficina especial no Teatro Ademir Rosa e 35 workshops no Espaço Lindolf Bell, ministrados por 18 profissionais do Brasil, Alemanha, Canadá e Estados Unidos.
O Prêmio Desterro 2024 tem apoio da Cassol, Dominik Metal Center, Havan e Schulz Compressores, por meio do Programa de Incentivo à Cultura de Santa Catarina (PIC)/Fundação Catarinense de Cultura; Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), Celesc, Quantum Engenharia e Grupo Koch, sob os benefícios da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet)/Ministério da Cultura; CSC Engenharia, Fecoagro e Jomani Corretora de Seguros, por intermédio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura/Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes.
PREMIAÇÃO
Os três primeiros colocados por pontuação nos subgêneros solo feminino, solo masculino, duo e conjunto, nas categorias júnior e adulto, dos gêneros balé clássico de repertório, balé neoclássico, danças populares, danças urbanas, jazz e sapateado serão anunciados ao fim de cada sessão e receberão troféus.
A dança contemporânea, na qual não há distinção de sexo para os solos, é avaliada de maneira diferente. Em vez de pontuação, os critérios para premiar com troféus ao final de cada bateria são a melhor concepção coreográfica, o melhor desempenho cênico e a melhor inovação e experimentação.
Os vencedores do Grand Prix (avaliação de solos e duos em duas fases, quando a comissão organizadora considerar necessária) ganharão, além do troféu, uma camiseta exclusiva do Grand Prix, isenção de taxa de curso e de taxa de inscrição com vaga garantida para a próxima edição do festival.
Os melhores trabalhos de balé clássico de repertório, balé neoclássico, danças populares, danças urbanas, jazz e sapateado de todo o evento, na opinião dos jurados, ganharão R$ 2.000. Já a melhor concepção coreográfica, o melhor desempenho cênico e a melhor inovação e experimentação em dança contemporânea levarão R$ 800 cada um.
A critério da direção do festival, uma premiação de R$ 500 poderá ser concedida a outra coreografia de destaque em cada um dos sete gêneros competitivos.
O prêmio ao melhor bailarino e à melhor bailarina será de R$ 1.500. O melhor coreógrafo do festival embolsará R$ 2.000.
Todos os participantes poderão ser indicados ao Prêmio Destaque, de R$ 3.000, outorgado a um bailarino, grupo, escola, figurinista, ensaiador, coreógrafo ou conjunto de obra que tenha se evidenciado.
O grande campeão do Prêmio Desterro ganhará R$ 10.000.
VAGAS E PARCERIAS
Os primeiros colocados em cada gênero/subgênero/categoria terão vaga garantida para se apresentar na edição seguinte do Prêmio Desterro, podendo inscrever coreografia de igual combinação, sem necessidade de passar pelo processo seletivo.
Além disso, serão ofertados a bailarinos que venham a se destacar no evento:
- Um intercâmbio com ajuda de custo mensal no Goh Ballet Youth Company, em Vancouver (Canadá)
- Um intercâmbio na Dance Novella Company, em Vancouver (Canadá)
- Um intercâmbio no Ballet Dortmund, em Dortmund (Alemanha)
- Quatro bolsas de estudos para o Dresden Easter Dance, em Dresden (Alemanha)
- Quatro bolsas de estudos para o Dresden Summer Dance, em Dresden (Alemanha)
- Uma vaga na competição de danças urbanas Dyus Kay, em Lima (Peru)
- Uma bolsa de estudos para o 16° Congresso Internacional de Jazz Dance no Programa Beginners, em Indaiatuba (SP)
- Duas bolsas de estudos para o Super Workshop do FIH2 2024, em Curitiba.
- Duas bolsas de estudos para o Tap in Fest, em Presidente Prudente (SP)
- Uma residência artística com ajuda de custo na Anacã Companhia de Dança, em São Paulo
- Duas vivências para bailarinos, durante uma semana, na Escola do Teatro Bolshoi no Brasil, em Joinville (SC)
- Um curso “Metodologia Vaganova Bolshoi Brasil” – 1° ano (online), para professores
- Um par de sapatos Capezio 1887, modelo Roxy
SELEÇÃO E AVALIAÇÃO
A comissão selecionadora foi composta pelos profissionais de dança Alexander Pshenitsyn, de Moscou; Ariate Costa, Nayla Ramos e Willian Almeida, de Joinville (SC); Edson Santos, de Guarulhos (SP); Emaline Laia, de Belo Horizonte; Filipi Ursão, de Niterói (RJ); e Luiz Oliveira, de São Paulo; com parecer do diretor artístico do festival e diretor-geral da Escola do Teatro Bolshoi no Brasil (ETBB), Pavel Kazarian.
Já a comissão julgadora será composta por 24 membros, que se dividirão em bancas específicas para cada gênero avaliado:
17/2 – sábado
- Danças populares: Denys Nevidomyy (Joinville/SC), Nayla Ramos (Joinville/SC) e Simone Fortes (Florianópolis)
- Sapateado: Marina Coura (Florianópolis), Renata Godoy (Penha/SC) e Sylvana Albuquerque (Joinville/SC)
- Balé clássico de repertório: Adriana Assaf (São Paulo), Larissa Araújo (Joinville/SC) e Nine Ricciardi (Dortmund/Alemanha)
18/2 – domingo
- Balé clássico de repertório: Maikon Golini (Joinville/SC), Nine Ricciardi (Dortmund/Alemanha) e Patricia Otto (Curitiba)
- Balé neoclássico: Adriana Assaf (São Paulo), Fernando Coelho (Dresden/Alemanha) e Isabela Maylart (São Paulo)
19/2 – segunda-feira
- Balé clássico de repertório: Adriana Assaf (São Paulo), Fernando Coelho (Dresden/Alemanha) e Patricia Otto (Curitiba)
- Balé neoclássico: Fernando Coelho (Dresden/Alemanha), Isabela Maylart (São Paulo) e Nine Ricciardi (Dortmund/Alemanha)
21/2 – quarta-feira
- Dança contemporânea: Alan Keller (Sete Lagoas/MG), Karina Collaço (Florianópolis) e Mônica Proença (Vancouver/Canadá)
22/2 – quinta-feira
- Jazz: Ashlé Dawson (Nova York/EUA), Eliane Fetzer (Curitiba) e Erika Novachi (Indaiatuba/SP)
- Dança contemporânea: Alan Keller (Sete Lagoas/MG), Eliane Fetzer (Curitiba) e Mônica Proença (Vancouver/Canadá)
23/2 – sexta-feira
- Jazz: Ashlé Dawson (Nova York/EUA), Erika Novachi (Indaiatuba/SP) e Julia Meirelles (Curitiba)
- Dança contemporânea: Alan Keller (Sete Lagoas/MG), Erika Rosendo (Garuva/SC) e Mônica Proença (Vancouver/Canadá)
24/2 – sábado
- Jazz: Ashlé Dawson (Nova York/EUA), Edy Wilson (São Paulo) e Erika Novachi (Indaiatuba/SP)
25/2 – domingo
- Danças urbanas: Ashlé Dawson (Nova York/EUA), Guiga de Souza (Curitiba) e Octávio Nassur (Curitiba)
- Jazz: Ashlé Dawson (Nova York/EUA), Erika Novachi (Indaiatuba/SP) e Octávio Nassur (Curitiba)
INGRESSOS
As 14 sessões da Mostra Competitiva ocorrerão nos dias 17, 18 e 19, às 16h e 19h; dia 21, às 19h; dias 22 e 23, às 15h e 19h; dia 24, às 19h; e dia 25, às 16h e 19h; no Teatro Ademir Rosa.
Já a Cena Comentada – mostra paralela sem avaliação, mas com análise de um profissional convidado – será apresentada no mesmo espaço, em duas sessões: dia 20, às 19h; e dia 24, às 15h.
O ingresso da Mostra Competitiva custa R$ 10 (valor único promocional), e já pode ser adquirido no site Blueticket. Durante o evento, do dia 17 ao 25, também estarão à venda na bilheteria do CIC. A entrada para a Cena Comentada é gratuita, e deverá ser obtida da mesma forma, via online ou no local, a partir do dia 15. As 906 poltronas não são numeradas.
Autor(a): Rosiley Souza
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