Primeira turma de médicos formados em Jaraguá do Sul recebe diplomas

Primeira turma de médicos formados em Jaraguá do Sul recebe diplomas

Alunos da primeira turma de médicos formados em Jaraguá do Sul receberam seus diplomas na sexta-feira, 12 de janeiro. Depois de seis anos, 25 profissionais concluíram o curso oferecido pelo Instituto de Educação Médica - IDOMED no município. “Esse é um momento histórico”, diz a gestora da instituição, Cláudia Maturana.  

Silvio Pessanha Neto, CEO do IDOMED, também ressaltou a importância deste momento, não só para a Instituição, mas para o município. “É uma honra para o IDOMED estar aqui para formar a primeira turma, dado que acompanhamos esse projeto desde o início. Foi uma grande vitória para Jaraguá do Sul, que concorreu e teve o direito de implantar o curso de Medicina. Agora, seguimos ampliando as nossas atividades, sempre integrados ao SUS da Prefeitura e toda rede estadual e federal que atende a população. Esperamos que os novos médicos possam atender as necessidades da região. Esse é o nosso grande objetivo: formar com qualidade profissionais que vão suprir as demandas da nossa sociedade.” disse o CEO.

A importância do relacionamento entre a faculdade e o município também foi destacada pelo diretor-regional da IDOMED Centro-Sul, Fábio Cardoso. “Essa conquista é fruto de um excelente relacionamento entre o poder público e a instituição”. O curso gerou oportunidades para moradores de Jaraguá do Sul. Caso de Mirela Raissa dos Santos, de 25 anos, uma das formandas, que em breve começa a residência no Hospital São José.  

Aprovada também em outros dois hospitais - em Joinville e Blumenau - ela optou por permanecer na cidade enquanto se prepara para a especialização em oncologia. “Esse momento significa a realização do meu maior sonho até aqui. Batalhei muito por isso. Essa é uma conquista muito grande para mim e para minha família”.  

Secretário Municipal de Saúde, Alceu Moretti destacou o impacto da presença da instituição no município. “Jaraguá do Sul se tornou um pólo em saúde”. Coordenadora do curso, Juliana Barros do Valle reforça mudanças como a implantação do serviço de residência médica na cidade. “Formamos novos especialistas na cidade, em áreas fundamentais como ginecologia e obstetrícia, pediatria, clínica médica, clínica cirúrgica e medicina da família”. 

 




Autor(a): Rosiley Souza



Voltar