
Alunos da primeira turma de médicos formados em Jaraguá do Sul receberam seus diplomas na sexta-feira, 12 de janeiro. Depois de seis anos, 25 profissionais concluíram o curso oferecido pelo Instituto de Educação Médica - IDOMED no município. “Esse é um momento histórico”, diz a gestora da instituição, Cláudia Maturana.
Silvio Pessanha Neto, CEO do IDOMED, também ressaltou a importância deste momento, não só para a Instituição, mas para o município. “É uma honra para o IDOMED estar aqui para formar a primeira turma, dado que acompanhamos esse projeto desde o início. Foi uma grande vitória para Jaraguá do Sul, que concorreu e teve o direito de implantar o curso de Medicina. Agora, seguimos ampliando as nossas atividades, sempre integrados ao SUS da Prefeitura e toda rede estadual e federal que atende a população. Esperamos que os novos médicos possam atender as necessidades da região. Esse é o nosso grande objetivo: formar com qualidade profissionais que vão suprir as demandas da nossa sociedade.” disse o CEO.
A importância do relacionamento entre a faculdade e o município também foi destacada pelo diretor-regional da IDOMED Centro-Sul, Fábio Cardoso. “Essa conquista é fruto de um excelente relacionamento entre o poder público e a instituição”. O curso gerou oportunidades para moradores de Jaraguá do Sul. Caso de Mirela Raissa dos Santos, de 25 anos, uma das formandas, que em breve começa a residência no Hospital São José.
Aprovada também em outros dois hospitais - em Joinville e Blumenau - ela optou por permanecer na cidade enquanto se prepara para a especialização em oncologia. “Esse momento significa a realização do meu maior sonho até aqui. Batalhei muito por isso. Essa é uma conquista muito grande para mim e para minha família”.
Secretário Municipal de Saúde, Alceu Moretti destacou o impacto da presença da instituição no município. “Jaraguá do Sul se tornou um pólo em saúde”. Coordenadora do curso, Juliana Barros do Valle reforça mudanças como a implantação do serviço de residência médica na cidade. “Formamos novos especialistas na cidade, em áreas fundamentais como ginecologia e obstetrícia, pediatria, clínica médica, clínica cirúrgica e medicina da família”.
Autor(a): Rosiley Souza
Voltar