REGIÃO DEMARCADA DOS VINHOS VERDES INTENSIFICA CONEXÕES COM O BRASIL

  REGIÃO DEMARCADA DOS VINHOS VERDES INTENSIFICA CONEXÕES COM O BRASIL

A Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes (CVRVV) retorna ao Brasil com uma nova programação de eventos já em outubro. Degustações livres e comentadas serão promovidas no dia 6 (segunda-feira), no Palácio de São Clemente, com o apoio do Consulado Geral de Portugal no Rio de Janeiro e da Câmara Portuguesa do Comércio e da Indústria Rio de Janeiro. E na cidade de Florianópolis (SC), no dia 8 (quarta-feira), no LK Design Hotel.

A programação contará com a participação de cerca de 20 vinícolas portuguesas e foi pensada para dois públicos distintos: o período da tarde (14h30 às 17h30) será dedicado a profissionais do setor e mídia, enquanto o início da noite (17h30 às 19h30) será aberto aos consumidores.

Além da degustação livre, haverá apresentações guiadaspor especialistas brasileiros, nomeadamente Alexandre Lalas (editor Revista Gula) e Tita Morais (sommelier) no Rio e Eduardo Araújo (sommelier) e Cris Santanna (criadora de conteúdos especializada) em Florianópolis.

O objetivo é aproximar ainda mais o consumidor brasileiro da Região dos Vinhos Verdes, localizada em Porttugal, entre o Douro e o Minho, em uma paisagem marcada por montanhas, rios, o verde exuberante da natureza e o azul do Atlântico, dando a conhecer os seus terroirs únicos que dão origem a vinhos únicos, reconhecidos pelo frescor, leveza e versatilidade.

Tradição, inovação e proximidade com o mercado brasileiro

A CVRVV vem intensificando sua presença no Brasil por meio de degustações, feiras e mastarclasses, apresentando ao público uma seleção primorosa de produtores, que unem história e tradição a investimentos constantes em tecnologia, resultando em vinhos de qualidade excepcional, que refletem tanto a riqueza desse terroir quanto a modernidade da vitivinicultura portuguesa.

Nos encontros no próximo mês de outubro, os participantes terão a oportunidade de conhecer rótulos de diversos perfis — dos monovarietais, como Alvarinho, Loureiro e Avesso, a vinhos de vinhas velhas, com passagem em carvalho, de safras mais antigas, além de tintos expressivos como Vinhão, Alvarelhão e Borraçal.

A região promete assim diversidade, propondo vinhos para todos os estilos e ocasiões. Evoca ainda a sua capacidade de evolução, de harmonização e uma oferta excepcional de enoturismo – a Rota dos Vinhos Verdes é um convite a mergulhar na história de Portugal, visitar vinícolas, trilhar paisagens deslumbrantes e apreciar a culinária regional em meio a um patrimônio cultural e natural de rara beleza.

 

Vinhos que combinam com o Brasil

O Brasil ocupa hoje a quinta posição entre os maiores mercados consumidores de Vinhos Verdes, reflexo de uma afinidade natural entre o estilo desses rótulos e a cultura local. Sua acidez vibrante e frescor fazem deles a escolha ideal para o clima tropical e para harmonizar com a diversidade da gastronomia brasileira: da feijoada ao peixe fresco, dos pratos mais leves às receitas mais condimentadas. São vinhos democráticos, que agradam a todos os gostos e acompanham diferentes ocasiões de consumo.




Autor(a): Rosiley Souza



Voltar