Soraia Zonta é convidada para cluster Paris-Saclay a compartilhar sua trajetória

Soraia Zonta é convidada para cluster Paris-Saclay a compartilhar sua trajetória

Depois de eleita a primeira mulher latino-americana a ganhar ouro na categoria Iniciativas Lideradas por Mulheres (Women Led Initiatives) no prêmio Chemical Leasing Award e ser escolhida pela Organização das Nações Unidas (ONU) como embaixadora para o tema da beleza limpa, verde e sustentável na região, a empreendedora catarinense Soraia Zonta segue reforçando sua liderança em sustentabilidade e protagonismo feminino. No início de outubro, a criadora da Bioart, pioneira em produzir beleza limpa e sustentável no Brasil e reconhecida como jovem cientista com patente de inovação global na área de proteção solar natural, foi convidada a compartilhar sua história no cluster Paris-Saclay a convite do Centre d’Études Avancées en Éducation et Développement Durable (CEAEDD), durante a Semana Europeia do Desenvolvimento Sustentável.

 

"Foi uma oportunidade especial para compartilhar minha trajetória de liderança feminina reconhecida globalmente, bem como minha jornada e transição para carreira verde e apresentar meu livro Na Pele para estudantes de inovação e sustentabilidade, fortalecendo a conexão entre ciência e tecnologia nas carreiras sustentáveis e reforçando a importância de unir conhecimento, diversidade e inovação na construção de um futuro sustentável”, compartilha Soraia.

 

O cluster Paris-Saclay é formado por 14 instituições de ensino e pesquisa e se destaca por sua excelência em pesquisa e inovação. O evento reuniu pesquisadores e empreendedores do sul global para apresentar projetos concretos e inovadores, com soluções diante dos grandes desafios climáticos e sociais.

 

"Avanço com alegria no meu trabalho pela representatividade feminina na ciência e tecnologia verde em prol da saúde, longevidade e sustentabilidade com foco nas pessoas e no planeta. Me sinto honrada e feliz em ver esse esforço reconhecido por uma instituição franco-brasileira alinhada ao Pacto Europeu das Competências. Durante minha visita, discutimos caminhos para fortalecer a inovação no campo da beleza verde e como as responsabilidades por mim assumidas como embaixadora da ONU em beleza verde serão compartilhadas com alunos e indústrias, mostrando como ciência e diversidade podem andar lado a lado”, finaliza. 

 

Durante a visita a Paris e marcando os 15 anos de história da Bioart, a empreendedora ainda lançou, às margens do rio Sena e com presença de jornalistas e formadores de opinião, o Magnifique Bioserum, produto para pele do rosto com ingredientes naturais brasileiros, como a flor de jambu, seiva de sangue de dragão, aloe vera, copaíba e outros ativos da biodiversidade brasileira. 

 

 

Prêmio na ONU

Em março de 2025, Soraia Zonta, empreendedora catarinense fundadora e CEO da Bioart Biodermocosméticos, esteve em Viena, Áustria, recebendo um reconhecimento inédito para o Brasil e para a América Latina. Catarinense, Soraia é a primeira mulher latino-americana a ganhar ouro na categoria Iniciativas Lideradas por Mulheres (Women Led Initiatives) no prêmio Chemical Leasing Award e ser escolhida como embaixadora para o tema na região. A empresária foi escolhida por um juri técnico da Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial (UNIDO), agência da ONU especializada em acelerar o desenvolvimento da indústria. 

 

Pioneirismo em Clean Beauty 

Natural de Canelinha (SC) e há 20 anos no mercado, Soraia Zonta é reconhecida pelo seu trabalho pioneiro e inovador no setor de cosméticos do Brasil. Pesquisadora e expert em clean beauty, ela não apenas desenvolveu produtos de cuidados com a pele com ingredientes naturais, orgânicos e biodegradáveis, que solucionaram as severas alergias de pele que enfrentava desde a infância, como criou um negócio sustentável transformador, que impacta positivamente o meio  ambiente e a qualidade de vida de milhares de pessoas, a Bioart Biodermocosméticos. Com sede na Grande Florianópolis, a Bioart se destaca no mercado por ser pioneira no desenvolvimento de biodermocosméticos inovadores como protetores solares físicos, linhas em collabs com dermatologistas e maquiagens minerais e cosméticos veganos

 

Foto 4: Na foto, Soraia com a professora doutora Mara Rute Lima Hercelin, Diretora de Projetos do CEAEDD.



Autor(a): Rosiley Souza



Voltar