Spaten revela projeto cenográfico da Oktoberfest Blumenau 2023

Spaten revela projeto cenográfico da Oktoberfest Blumenau 2023

No ano passado, Spaten surpreendeu o público da Oktoberfest com o projeto de decoração da Vila Germânica, unindo simbolicamente Munique e Blumenau, palcos das duas maiores celebrações germânicas do mundo. Desde que desembarcou no Brasil, em 2021, a cervejaria vem conquistando os brasileiros ao mostrar sua autoridade cervejeira, estimulando o consumidor a se tornar protagonista de sua própria história. Agora, na 38ª edição da festa mais alemã das Américas, a cerveja oficial traz uma nova proposta, unindo tradição e vanguarda, e mostrando a força que foi tecida com o tempo.

Os três setores terão seus nomes mantidos, sendo o primeiro Munique, o terceiro Blumenau, unidos pelo segundo Spaten, mostrando a conexão entre Brasil e Alemanha através da cultura cervejeira. Como novidade, o setor quatro, conhecido anteriormente como biergarten, passa a se chamar Spaten Platz. Cada setor representa uma viagem do passado ao futuro, que ressoa especialmente para a Spaten, com quase 700 anos de história. A narrativa traz como foco principal a força em suas diversas interpretações, e como essa força atravessa os séculos, construindo o futuro. Para isso, a flâmula verde da marca se espelha verticalmente para formar uma ampulheta, que conta o tempo e flui com a força de seu giro para transformação. As texturas mesclam madeira, luzes, LEDs e plantas, com inspirações que vão desde a tradicional arquitetura enxaimel, até os expoentes do movimento artístico do Concretismo. 

"Spaten é uma cervejaria fundada em 1397, e é preciso ter força para atravessar quase sete séculos de história, mas também flexibilidade para se adaptar às mudanças e não ficar para trás. Esse projeto é uma celebração à tradição e cultura local, colocando perspectivas de futuro: se somos autoridades de nossa própria história, o que nos espera amanhã?", comenta Joice Carvalho, head de marketing da Spaten no Brasil.

O projeto da cenografia, assinado pela Guru, agência de comunicação de Florianópolis, foi apresentado no último mês para a Secretaria de Turismo de Blumenau. O escritório de arquitetura Wolff&Pack, com mais de 15 anos de experiência na criação e execução de eventos, é o responsável pela cenografia desta edição em parceria com a agência, trazendo um conceito que evidencia a arquitetura enxaimel, o senso de comunidade, a tradição alemã e o trabalho coletivo em prol da cultura germânica. "Trouxemos na edição anterior uma cenografia incrível, e queremos que esta nova edição seja ainda mais impactante, conectando o moderno com a cultura local, expandindo ainda mais o conceito da Oktoberfest", declara Rafael Almeida, COO da agência Guru.

“Spaten tem uma história de séculos e, em tão pouco tempo no Brasil, se tornou uma paixão nacional. A gente sempre brinca que não tem nada mais brasileiro do que melhorar o que vem de outros países e o Brasil pode dizer que descobriu o melhor jeito de tomar a cerveja: gelada, na caneca e compartilhando com os amigos”, afirma Joice.

Além de ser uma das poucas cervejarias que participou da primeira Oktoberfest do mundo, esse é o segundo ano em que ela estará presente simultaneamente nas celebrações de Munique e Blumenau. Os ingressos para a Oktoberfest de Blumenau 2023, que ocorre de 4 a 22 de outubro, estão à venda no site oficial do evento, www.oktoberfestblumenau.com.br.



Autor(a): Rosiley Souza



Voltar