Teste farmacogenético mais avançado do Brasil é desenvolvido em SC

Teste farmacogenético mais avançado do Brasil é desenvolvido em SC

Laboratório pioneiro em farmacogenética no Brasil, que fica em Florianópolis (SC) e  abriga o maior banco de dados farmacogenéticos do país com 13 mil pacientes atendidos, lança o teste mais avançado do mercado. A nova versão do TotalGene, do laboratório GnTech, abrange seis especialidades de tratamentos:  psiquiátricos e neurológicos, oncológicos, cardiológicos, gastrológicos e de doenças infecciosas. O teste, que analisa 13% a mais de antidepressivos que o segundo mais abrangente do mercado, começa a ser comercializado dia 2 de agosto pelo mesmo valor da versão anterior.


            No mês de agosto acontece no Brasil o lançamento do teste farmacogenético mais avançado do mercado nacional. O TotalGene, produzido pelo GnTech, laboratório pioneiro no país nesta ciência que une farmacologia e genética na busca pela prescrição medicamentosa personalizada, ganhará uma nova versão onde os fármacos analisados passam de 175 para 237, os genes analisados passam de 60 para 63 e as especialidades alcançadas passam de quatro para seis. Trata-se de um avanço significativo desta importante ferramenta para a melhora da qualidade de vida de pacientes em tratamentos psiquiátricos e neurológicos, oncológicos, cardiológicos, gastrológicos e de doenças infecciosas. Vale lembrar que estes testes são feitos a partir da coleta de células bucais com um swab, uma espécie de cotonete que é esfregado na bochecha, de forma indolor, não invasiva e que pode ser realizada pelo próprio paciente no conforto de sua casa.

          “Estamos há mais de uma década acompanhando a evolução da farmacogenética, desde que a trouxemos dos EUA para o Brasil em 2012, e a nova versão do TotalGene é, na atualidade, o mais completo guia de como cada organismo tende a responder e metabolizar medicamentos, além de apontar quais fármacos podem ter um risco aumentado de efeitos colaterais em diversos tratamentos ao longo da vida”, explica o Dr. Guido Boabaid May, psiquiatra que, em sociedade com a esposa, Paula Boabaid May, fundou o laboratório GnTech como uma startup em Florianópolis (SC) na década passada, e hoje comanda a healthtech responsável por 80% de todos os testes farmacogenéticos feitos no Brasil. Dr. Guido ainda divide a agenda empreendedora com o exercício da psiquiatria em Santa Catarina e São Paulo, onde faz parte do Corpo Clínico do hospital Albert Einstein.

A nova versão do TotalGene começa a ser comercializada dia 2 de agosto no portal gntech.med.br<http://gntech.med.br> e mantém o valor da versão anterior. A equipe responsável pelo desenvolvimento do produto aponta quatro principais pilares que fazem deste o teste mais moderno e com melhor custo-benefício no Brasil.
1. Maior abrangência de medicamentos: abrange medicamentos variados, principalmente para o sistema nervoso central, permitindo uma avaliação precisa e personalizada aos médicos.
2. Robustez científica: orientado por estudos e casos clínicos para garantir que o teste esteja atualizado e reflita as últimas descobertas, proporcionando resultados precisos e confiáveis.
3. Maior número de antidepressivos do mercado: o teste possui 13% a mais de antidepressivos analisados se comparado com o segundo lugar.
4. Melhor custo-benefício: o melhor valor por fármaco analisado no mercado, sem qualquer alteração no preço de venda.




Autor(a): Rosiley Souza



Voltar