Villa Francioni é palco de exposição fotográfica sobre vinicultura de ilha portuguesa

Villa Francioni é palco de exposição fotográfica sobre vinicultura de ilha portuguesa

A Galeria de Arte da Villa Francioni inaugura no dia 15 de março, às 15h, a exposição fotográfica “Vinicultura da Ilha do Pico – Açores/Portugal”, do arquiteto, fotógrafo e programador visual Joel Pacheco. A mostra apresenta registros das viagens do autor ao arquipélago açoriano, revelando a singularidade da produção vinícola da Ilha do Pico por meio de suas lentes. A entrada é gratuita.

 

 

A exposição é composta por 30 imagens coloridas com tamanhos diversos e traz informações históricas da paisagem e da cultura da vinha na Ilha do Pico, segunda maior ilha do Arquipélago dos Açores. Além disso, estarão expostos o livro “Arquitetura e Paisagem – Florianópolis e Açores” do autor e um banner explicativo.

 

Para a presidente do Conselho Administrativo da vinícola, Daniela Freitas, é uma alegria receber esta exposição na Villa Francioni, conectando a Serra Catarinense à beleza da Ilha do Pico, em Portugal. “A arte nos aproxima, valoriza nossas raízes e amplia horizontes. Celebramos essa troca cultural, reafirmando nosso compromisso em proporcionar experiências que unem tradição, natureza e inspiração”, afirma

 

O curador da exposição, Edson Busch Machado, diz que “Joel Pacheco transforma a fotografia de paisagem em status de arte internacional”. Afirma também que essa exposição marcará a passagem de mais um grande evento cultural pela vinícola. A iniciativa também conta com o apoio do Grupo NDTV e da Orsitec.

 

Fundada em 2001, a Villa Francioni, pioneira em vinhos de altitude, é reconhecida por unir tradição e inovação. Administrada pelos conselheiros Daniela Borges de Freitas (presidente), Adriana Borges de Freitas Vitória e André Marcello Borges de Freitas, a vinícola segue os ensinamentos de seu fundador, Dilor de Freitas, proporcionando experiências únicas para os apreciadores de vinho.

 

SOBRE O ARTISTA

 

Joel Pacheco, natural de Florianópolis (SC), é arquiteto, urbanista, fotógrafo, programador visual e pesquisador de paisagem, etnografia e cultura popular. Autor de livros e pesquisas sobre Florianópolis e os Açores, também atuou em diversos projetos gráficos. Além disso, realizou exposições fotográficas com imagens publicadas no Brasil, Portugal e Canadá.

 




Autor(a): Rosiley Souza



Voltar