Vino SC destaca vinhos para as temperaturas amenas da primavera

Vino SC destaca vinhos para as temperaturas amenas da primavera

O especialista Raphael Zanette, do Grupo Vino apresenta uma seleção de quatro rótulos que fogem do óbvio, abrindo espaço até mesmo para os tintos, mostrando que no mundo dos vinhos sempre há espaço para agradáveis surpresas.

 

Os vinhos que eleitos por Zanette são o argentino El Colectivo Chardonnay, os portugueses Alento Rosé e Tecedeira Lilás e o chileno Vistalago Grenache Mourvèdre.

 

“Um dos destaques é mostrar que há vinhos tintos que combinam muito bem no calor. Os tintos selecionados são mais leves, aromáticos e com taninos mais uaves. Um deles, inclusive, o Vistalago, pode ser bebido em temperatura mais baixa”, revela o empresário.

 

Tecedeiras Lilás – Portugal (Douro).

Esse português é elaborado com uvas de vinhas plantadas em terraços de xisto nas margens do Rio Douro. Alia as castas Touriga Nacional, Touriga Franca, Tinta Roriz e Tinta Barroca apresentam boa mineralidade. Os cachos da fruta são tratados manualmente, e a fermentação alcoólica acontece em cubas de aço inox. A harmonização ideal passa por tábua de frios e embutidos, além de pratos descomplicados como pizzas.

 

Alento Rosé – Portugal (Alentejo).

Outro representante da qualidade e criatividade portuguesa, o Alento Rosé é elaborado a partir das variedades Aragonez e Touriga Nacional. É um vinho leve e feito para ser bebido jovem. Sua cor rosada brilhante atrai o olhar, acompanhado de aroma intenso com notas de frutos vermelhos e toque cítrico. Ideal ser degustado em baixa temperatura, acompanhado de salada ou marisco. Leva assinatura do criativo enólogo português Luis Louro.

 

El Colectivo – Argentina (Mendoza).

De acidez equilibrada, com toque seco, revela aromas cítricos e tropicais que passeiam por abacaxi e manga. A coloração leve tem toques esverdeados, sabor equilibrado e sutil mineralidade. A harmonização vai de pratos asiáticos, preparos vegetarianos e até mesmo porco, combinando com pedidas temperadas e não muito pesadas.

 

Vistalago Grenache Mouvèrdre – Chile (Vale do Maule).

Esse tinto chileno traz as castas Grenache, Mouvèrdre, Carignan e Syrah. Produzido no Vale do Maule, traz uma característica mais seca. Passa por amadurecimento em barris de carvalho francês por 12 meses. A coloração avermelhada com tons de roxo é acompanhada pelo aroma de frutas escuras maduras e intenso paladar. É um tinto de corpo médio e com final fresco, que pode ser apreciado sozinho, combinado com queijos mais fortes ou mesmo pratos de carne vermelha. É uma das criações do enólogo chileno Rafael Tirado, um dos mais surpreendentes de sua geração.

 

O Vino conta ainda com uma curadoria cuidadosa na seleção dos vinhos. A casa tem uma média de 400 rótulos diferentes, de 14 países. Entre eles, marcas próprias de vinhos e espumantes.

 

No Vino não há carta de vinhos impressa, as garrafas ficam expostas em prateleiras e as opções mudam a todo o momento. “Respeitamos e admiramos os vinhos das grandes vinícolas, mas no Vino a ênfase é nos pequenos produtores”, finaliza Zanette.

 




Autor(a): Rosiley Souza



Voltar