5 dicas para ensinar tolerância às crianças

Respeito e empatia com o próximo são essenciais para convivência

A pandemia nos mostra cada vez mais que valores como empatia, respeito e principalmente tolerância são essenciais para conviver em sociedade. Esses conceitos podem ser complexos para as crianças, mas por meio de exemplos, essas habilidades podem ser praticadas desde cedo.

Na opinião da orientadora pedagógica do Colégio Marista Frei Rogério, Josiane Olivo Arruda, tolerar significa reconhecer o espaço do outro, aceitando o convívio em grupo e compreendendo opiniões contrárias às suas. “É importante conversar com os filhos sobre esse assunto, explicando que a tolerância é baseada na compreensão do outro e, mesmo que discorde de sua opinião, podemos continuar gostando da pessoa”, afirma.

A conscientização sobre a importância de se conviver em harmonia, respeitando opiniões e características diferentes, deve fazer parte da educação. Com esse aprendizado, a tendência é que as crianças pratiquem a tolerância com o próximo de maneira natural. Josiane ressalta que a tolerância é uma competência que os pais exercitam e passam para os filhos por meio de atitudes e exemplos práticos. Os filhos tendem a reproduzir a forma como a mãe e o pai agem diante de alguma circunstância.

Por isso, é fundamental evitar excluir do convívio das crianças as pessoas com opiniões diferentes. Ao contrário, é interessante que os pais incentivem os filhos a nutrirem curiosidade pelo outro, pelo que lhe é diferente. Confira algumas dicas de como as crianças podem lidar com as diferenças:

1. Dê o exemplo. Mostre que você sabe lidar com opiniões diferentes das suas, com maturidade e respeito.
  2. Ensine empatia. É fundamental ajudar as crianças a se colocarem no lugar do outro e a entenderem que há pensamentos distintos.
  3. Lembre-se de situações de tolerância. Conte aos seus filhos sobre algum momento em que lidou com o diferente de forma tranquila e natural.
  4. Faça reflexão. Proporcione a chance de as crianças refletirem sobre a razão de tratar todos com respeito, independentemente de suas concepções.
  5. Mudar pode ser bom. Ensine aos pequenos que mudar de opinião ou de gosto é algo natural e que todos podem fazer. E que ao longo da vida, as pessoas mudam e que as amizades se mantém e crescem com isso.

Sobre os Colégios Maristas

Os Colégios Maristas estão presentes no Distrito Federal, Goiás, Paraná, Santa Catarina e São Paulo com 18 unidades. Nelas, os mais de 25 mil alunos recebem formação integral, composta pela tradição dos valores Maristas e pela excelência acadêmica. Por meio de propostas pedagógicas diferenciadas, crianças e jovens desenvolvem conhecimento, pensamento crítico, autonomia e se tornam mais preparados para viver em uma sociedade em constante transformação. Saiba mais em www.colegiosmaristas.com.br.