8 Perguntas e Respostas sobre o câncer de mama

8 Perguntas e Respostas sobre o câncer de mama
  1. É verdade que o câncer de mama é o que mais mata mulheres? E quanto a incidência é fato que é o segundo mais comum no mundo?

    Resposta: Sim, o câncer de mama é o que mais mata mulheres no Brasil e o segundo mais incidente, com 66 mil casos estimados para 2020, de acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), órgão  auxiliar do Ministério da Saúde para desenvolver e coordenar as ações integradas para a prevenção e o controle.

  2. Qual a idade com maior prevalente para o surgimento do câncer de mama? É comum aparecer após os 35 anos?

    Resposta: A idade é um fator muito relevante para esse tipo de câncer. Na maioria das vezes é mais frequente entre os 50 e 60 anos. Não é muito comum antes dos 35 anos, mas nos últimos anos houve ocorrências em mulheres mais jovens com idade de 30 a 35 anos, especialmente, por fatores associados às mutações genéticas.

  3. Qual a taxa de mortalidade do câncer de mama?

    Resposta: A taxa de mortalidade é ao redor de 13 mulheres a cada 100 mil.

  4. Qual o índice de sucesso se descoberto em fases iniciais?

    Resposta: A detecção precoce permite que o câncer de mama seja curável em cerca de 90% dos casos.

  5. Percentual de aparecimento por hereditariedade? E de forma esporádica?

    Resposta: Em 10% dos casos são por hereditariedade e em 90% casos esporádicos.

  6. Existe alguma estatística relacionada ao percentual de mulheres com esse diagnóstico que precisarão de cirurgia?

    Resposta: Na grande maioria dos casos de câncer de mama com estadiamento inicial, o tratamento de escolha e a cirurgia. Já em casos mais avançados com tumores acima de 3cm, de maneira geral, podemos optar por iniciar o tratamento com a quimioterapia e posteriormente com a cirurgia.

  7. Quando feito exame clínico pelo especialista é possível detectar nódulos de quantos centímetros? E quando a própria pessoa faz o autoexame em média ela consegue detectar com quantos centímetros?

    Resposta: Quando o exame das mamas e feito pelo médico é possível detectar nódulos a partir de 1cm. Já no autoexame, as mulheres conseguem detectar acima de 2cm.

  8. O anticoncepcional usado por muito tempo pode potencializar o câncer de mama? Existe algum estudo com esse percentual?

    Resposta: Não há nenhum estudo que comprove que o uso prolongado de anticoncepcional pode aumentar as chances de câncer de mama.

Com a contribuição da Dra. Vanessa Saliba Donatelli, mastologista do IBCC Oncologia.

Sobre o IBCC Oncologia

É uma instituição privada, beneficente de assistência social, pioneira no combate ao câncer de mama e ginecológico. Conta com 4 unidades assistenciais, sendo um Centro Hospitalar de Excelência em Oncologia inaugurado há 52 anos na Mooca (SP); uma unidade de cuidados prolongados no Jaçanã (SP); uma unidade ambulatorial SUS, na Vila Mariana (SP) e um hospital geral em Formosa (GO). A realização de pesquisas relevantes, como o trabalho inédito, que determinou o Papilomavirus Humano (HPV) como agente causador do câncer uterino e a vacina contra esse mesmo vírus, coloca o IBCC na vanguarda mundial do combate ao câncer do colo uterino. Em 1995, o IBCC Oncologia tornou-se detentor da campanha “O Câncer de Mama no Alvo da Moda” no Brasil. Os recursos advindos da Campanha permitiram ao hospital qualificar ainda mais o atendimento aos pacientes. Muitas obras de expansão foram realizadas, equipamentos adquiridos e especialidades oncológicas ampliadas.



Voltar