
A Bvlgari transforma a costa leste da Sicília em um palco vibrante para revelar uma coleção que expande os limites do luxo com cerca de 250 novas obras-primas. Uma mostra excepcional de 600 criações, incluindo 5 maravilhas históricas da Alta Joalheria e 60 peças milionárias - o maior número já apresentado pela joalheria romana.
A Bvlgari escolheu uma das joias mais cativantes da Sicília, Taormina, onde a beleza ancestral e o fascínio contemporâneo se unem, para revelar Polychroma, sua nova coleção High-End inovadora: uma celebração da infinita riqueza de cores e da diversidade de emoções. Quase 250 novas criações de Alta Joalheria e relógios High-End – incluindo 5 maravilhas históricas da Alta Joalheria e 60 peças milionárias, o maior número já apresentado – foram o centro das atenções em uma exibição excepcional composta por 600 obras-primas.
Entre os convidados, uma constelação de celebridades internacionais, embaixadores globais e amigos da Maison, como Priyanka Chopra Jonas, Lisa Manobal, Viola Davis e Liu Yifei, iluminaram a noite icônica vestindo criações Polychroma encantadoras.
A noite encantadora começou no Grand Hotel Timeo, onde o jantar de gala uniu o charme siciliano à arte de compor a mesa no terraço panorâmico com vista para o Monte Etna e o Mar Jônico. Típicas cerâmicas de Caltagirone, estátuas neoantigas e ricas composições de frutas locais harmonizaram com a ousadia colorida da coleção Polychroma. Cada elemento remeteu aos seus temas centrais em uma fusão vibrante da grandiosidade da Cidade Eterna com as texturas vibrantes da ilha.
O auge do evento ocorreu no Teatro Grego de Taormina — parte da Região Siciliana - Departamento de Patrimônio Cultural e Identidade Siciliana - Parque Arqueológico de Naxos e Taormina —, onde Polychroma foi interpretada como uma performance contemporânea ao vivo em três atos, inspirada em tragédias gregas. Modelos adornadas com as obras-primas mais emblemáticas da coleção e usando vestidos sob medida do talentoso italiano em ascensão Francesco Murano, moveram-se por uma cenografia onírica de arcos e véus majestosos. No centro desse diálogo artístico único estava a performance coreografada pelo multipremiado Sir Wayne McGregor, coreógrafo residente do Royal Ballet e uma das figuras mais visionárias da dança contemporânea, cuja direção criativa elevou toda a encenação a uma experiência inesquecível e imersiva.
Ecoando a grandeza do teatro antigo, os véus e o velário, moldando uma arquitetura metafísica, serviram como o fio condutor que unia toda a experiência, desde a apresentação no palco até o jantar e o showroom, enquanto a coreografia deu vida à essência criativa da coleção em um crescendo dramático de expressão, movimento e cor.
SHOWROOM BVLGARI POLYCHROMA
A Bvlgari escolheu o Palácio de San Domenico como o cenário ideal para dar vida às suas criações, recriando o antigo convento do século XV como seu Showroom mais ambicioso até hoje, apresentando, pela primeira vez, uma impressionante exposição de 600 criações High-End, entre elas 60 peças milionárias.
Véus drapeados de organza – inspirados no velário do antigo teatro – flutuavam sobre exibições escultóricas que prestavam homenagem às raízes greco-romanas compartilhadas pela cidade e pela Maison. Sete esculturas em mármore de Carrara e folha de ouro do artista Riccardo Gatti emolduravam as peças mais icônicas, enquanto elementos únicos de cerâmica e pedra vulcânica da dupla siciliana Malagioie ecoavam as formas orgânicas e a rica paleta da coleção. Nichos de mármore e ônix coloridos e torres caneladas de vitrines completavam a exibição cenográfica.
Um espaço solene e luminoso apresentou as milionárias obras-primas da seleção intitulada Gallery of Wonders – cinco extraordinárias e marcantes criações de Alta Joalheria, cada uma adornada com pedras preciosas raras e excepcionais. Aqui, reinterpretações têxteis das obras de arte digitais de Zach Lieberman – artista visual conhecido por criar arte interativa baseada em códigos – foram magnificamente traduzidas em jacquard pelo histórico tecelão veneziano Rubelli. Essas obras de arte coloridas pairavam sobre um mosaico de mármore personalizado, com a estrela de oito pontas da Bvlgari no centro, feito à mão em Ravena e inspirado nos azulejos romanos da Piazza Armerina.
No claustro adjacente, novas tapeçarias que remetem às obras de Alessandro Florio, pintor de Taormina, acrescentaram um toque poético local, enquanto um tapete chevron branco e azul remetia à herança cinematográfica da icônica Villa Boscogrande, a residência histórica de Palermo escolhida por Luchino Visconti para filmar cenas do premiado filme O Leopardo (1963).
Fiel ao seu espírito pioneiro, a Bvlgari também apresentou três experiências inovadoras de vanguarda. No Teatro Polychroma, uma instalação de luz e cor, customizada para o espaço, do artista visual Giuseppe Lo Schiavo, deram vida a uma estátua clássica, transformando sua superfície em uma tela de emoção e envolvendo os visitantes em uma jornada tridimensional imersiva. A escultura, localizada no centro da sala, é um molde original da clássica escultura grega feminina La Menade Farnese. A estátua autêntica, datada da época imperial romana e desenterrada nas Termas de Caracalla entre 1545 e 1546, pode ser admirada na sala de mosaicos do Museu Arqueológico Nacional de Salinas, em Palermo.
Simultaneamente, os convidados tiveram a oportunidade de explorar profundamente o universo cromático da Bvlgari por meio do Apple Vision Pro – uma jornada imersiva de Realidade Mista pelo vibrante universo das pedras coloridas, combinando a expertise centenária da Maison com tecnologia de ponta.
Por fim, pela primeira vez no mundo do luxo, a tecnologia digital encontra a Alta Joalheria com o lançamento da Joalheria Conectada (Connected Jewelry) pela Bvlgari. Este conceito inovador é possibilitado pela microgravação ultrafina, quase invisível a olho nu, que transforma cada peça em um portal para sua própria história. Um código único e exclusivo é gravado diretamente no metal precioso, proporcionando acesso instantâneo a informações detalhadas sobre a própria joia, como materiais, raridade e processo artesanal. Com um simples escaneamento em um smartphone, a essência da peça é revelada – pronta para ser descoberta, armazenada ou compartilhada.
PATROCÍNIO DA FONDAZIONE BVLGARI
Em uma ode à riqueza cultural da Sicília, a Fondazione Bvlgari renova seu compromisso duradouro com a preservação cultural ao anunciar duas iniciativas profundamente enraizadas na rica paisagem histórica e cultural da ilha: a restauração de um afresco de profundo valor simbólico no Palazzo Corvaja e uma nova colaboração com o Museu Arqueológico Regional Antonino Salinas, em Palermo.
Uma joia da coroa da arquitetura medieval em Taormina, o Palazzo Corvaja se destaca como uma manifestação física da identidade complexa e multifacetada da Sicília. Posicionado na extremidade da antiga ágora greco-romana, o edifício há muito tempo detém significado estratégico e simbólico na vida cívica da cidade. Dentro de suas paredes históricas, encontra-se um afresco antigo que encapsula a alma da Sicília – um mapa que retrata a ilha como um caldeirão de interseções culturais e trocas de mercadorias. Esta obra de arte, desgastada pelo tempo, agora encontrará nova vida graças a uma restauração dedicada, apoiada pela Fondazione Bvlgari.
A segunda iniciativa de mecenato acontece em Palermo, no Museu Arqueológico Regional Antonino Salinas. Uma das instituições mais antigas e significativas da Itália, o museu abriga um acervo que narra milênios da civilização siciliana, da pré-história à era medieval. Como homenagem à importância cultural do local, a Fondazione Bvlgari firmou uma parceria com o museu para apoiar a criação de um caminho tátil dedicado, projetado para oferecer acessibilidade a visitantes com deficiência visual. Essas reproduções táteis oferecerão novas maneiras inclusivas de acessar a riqueza cultural do museu, dando continuidade aos esforços mais amplos da Fundação para apoiar a acessibilidade universal nas artes.
Veja abaixo as primeiras imagens disponíveis:
APRESENTAÇÃO JOIAS - https://we.tl/t-xFcz9VNfll
SHOWROOM - https://we.tl/t-I14Du7gQqH
GALERIA SOCIAL - https://we.tl/t-PDhUTCEkbh
VIDEO - https://we.tl/t-9kpr7XW4m2
Créditos fotos e vídeo: Getty Images
Sobre a Bvlgari
Parte do Grupo LVMH, a Bvlgari foi fundada no coração de Roma em 1884. Ao longo das décadas, a Bvlgari estabeleceu uma reputação mundial como uma magnífica joalheria romana e um ícone de excelência italiana graças ao seu artesanato primoroso, design visionário e combinação audaciosa de cores. Por meio de uma visão pioneira intrínseca ao DNA da marca desde sua fundação, o sucesso internacional da empresa evoluiu para um fornecedor global e diversificado de produtos e serviços de luxo, desde joias finas e relógios de alta relojoaria a acessórios e perfumes, e apresentando uma rede incomparável de boutiques e hotéis nas áreas comerciais mais exclusivas do mundo. Demonstrado por meio de suas inúmeras parcerias filantrópicas, a Bvlgari acredita profundamente em inovar o presente para um futuro sustentável por meio de seu compromisso com a responsabilidade social e ambiental, além da retribuição à natureza e à comunidade.
Voltar