Chandon Brasil apresenta programa de sustentabilidade e biodiversidade

Chandon Brasil apresenta programa de sustentabilidade e biodiversidade

A CHANDON Brasil dá um passo marcante em sua trajetória ao apresentar oficialmente seu Programa de Sustentabilidade e Biodiversidade. O encontro reuniu especialistas para celebrar o compromisso da Maison em preservar o meio ambiente, regenerar os solos e fortalecer o vínculo com as comunidades que acolhem seus vinhedos.

Presente em seis países e reconhecida como o maior domaine de espumantes do mundo, a CHANDON reafirma no Brasil seu papel pioneiro ao integrar práticas de viticultura regenerativa, proteção à biodiversidade e gestão responsável da água e do carbono.

Viticultura regenerativa e biodiversidade

Certificada desde 2020 em viticultura sustentável pela PIUP (Produção Integrada de Uva para Processamento) — pioneira entre as vinícolas de espumantes do país —, a CHANDON Brasil reforça sua liderança com a reafirmação de seu compromisso com a sustentabilidade e compartilha suas metas ambientais até 2028, incluindo a certificação completa em agricultura regenerativa.

Hoje, 36% da área total da vinícola (100 hectares) é dedicada à preservação da vegetação nativa, criação de corredores biológicos e refúgios naturais para aves, mamíferos e polinizadores — entre eles o projeto de replantio de 7,5 hectares de butiazeiros em parceria com a EMBRAPA e a manutenção de 90 colmeias com abelhas nativas sem ferrão nos biomas Pampa e Mata Atlântica.

Inovação e responsabilidade ambiental

Entre as conquistas recentes, destacam-se:
● 100% da energia elétrica proveniente de fontes renováveis, com painéis solares em Encruzilhada do Sul;
● 100% da água tratada e reutilizada na própria vinícola;
● Garrafas de vidro verde com 80% de material reciclado e peso reduzido para diminuir emissões de carbono desde 2001;
● Uso crescente de biocompostos e bioinsumos para substituir defensivos químicos, reduzindo em 70% o uso de inseticidas desde 2023.

Compromisso global

O programa brasileiro faz parte da plataforma global Lands of Biodiversity, que orienta as ações da CHANDON em seus seis domínios — Argentina, Califórnia, Brasil, Austrália, China e Índia — com base em três pilares: regenerar os solos, proteger a biodiversidade e colaborar com as comunidades.

“Ser sustentável é devolver à natureza o que ela generosamente nos oferece. Cada terroir CHANDON é um ecossistema vivo, e cuidar dele é parte essencial do nosso ofício como viticultores”, reforça Catherine Petit, diretora geral Moët-Hennessy Brasil.

Com este lançamento, a CHANDON reafirma sua vocação como uma marca global com raízes locais, que une inovação, responsabilidade e paixão pelo vinho, inspirando um futuro mais equilibrado e diverso — no campo, nas taças e na sociedade.

www.chandon.com.br
@chandon_brasil



Voltar