Com mais de 500 mil brasileiros, Portugal prevê aumento no número de residentes oriundos do Brasil

Com mais de 500 mil brasileiros, Portugal prevê aumento no número de residentes oriundos do Brasil

A partir da expectativa de um significativo crescimento, o Ministério das Relações Exteriores (Itamaraty) envia diplomatas e implementa medidas digitais para agilizar o atendimento e suprir as demandas

 

Com a aderência dos novos vistos de trabalho, o estímulo à imigração para conter a falta de mão de obra, o ingresso de estudantes estrangeiros e a flexibilização de regras, Portugal prevê aumento significativo na quantidade de brasileiros residindo no país. A informação foi comunicada pelo Ministério das Relações Exteriores (Itamaraty).

 

Portugal atualmente abriga mais de 500 mil brasileiros, o que os torna a maior comunidade estrangeira no território luso. O Itamaraty revela que o país é o segundo destino mais procurado pelos brasileiros.

 

O crescimento está previsto para a partir deste ano. Segundo Maurício Gonçalves, advogado especialista em imigração e nacionalidade portuguesa há mais de duas décadas, o que também impulsiona também o interesse dos brasileiros em residir em lá é a melhor qualidade de vida. 

 

“Com a crise econômica e política vivenciada no Brasil nos últimos anos, muitos brasileiros enxergam no país a chance de recomeçar e ter uma vida mais estável. Além disso, o país oferece um sistema educacional de qualidade, acesso à tecnologia e um ambiente propício para o empreendedorismo. A perspectiva de um futuro mais promissor e as características acolhedoras da sociedade portuguesa têm atraído cada vez mais brasileiros que buscam uma mudança de vida significativa”, comenta o profissional.

 

Para isso, diplomatas serão enviados para Portugal e ficarão nos postos consulares no exterior para conseguir atender a todas as demandas, já que o setor está sobrecarregado. Dos 120 funcionários que passaram por treinamento, 12 deles já serão encaminhados para o território.

 

“Com a chegada dos diplomatas, o intuito é de que acelere o atendimento e o processo dos documentos. Essa implementação de rotinas digitais mais eficazes visa diminuir o efeito da quantidade de serviço”, afirma Maurício Gonçalves, do Canal Cidadania Portuguesa.

 

Apesar disso, o Itamaraty não rejeita a possibilidade de realizar contratações adicionais, embora esse processo seja mais lento devido aos trâmites burocráticos. O objetivo é concluir as lacunas momentâneas com as contratações já existentes. 

Sobre Maurício Gonçalves

Maurício Gonçalves é advogado especialista em imigração e nacionalidade portuguesa. Reside e atua em Portugal há 22 anos. Tem vasta experiência em processos de nacionalidade portuguesa, homologações de divórcio, questões sucessórias, validação de diplomas e vistos diversos. Possui uma equipe preparada para lidar com qualquer demanda jurídica e notarial em Portugal. 

Acesse: @cidadania.portuguesa



Voltar