Diego Censi

Diego Censi

Diego Censi e Glaucia Raboch

 

Empreendedor. Assim se auto define nosso personagem da semana, e não é para menos. Diego Censi sabe empreender e gosta de desafios. E é assim que hoje, aos 48 anos comanda uma das maiores vinícolas do Estado, a Pericó, em São Joaquim.

 

Com uma área de 475 hectares, a Pericó completa em 2024, 23 anos. Diego assumiu o comando em 2018, já com projetos de tornar a vinícola um espaço de turismo e lazer.

 

Hoje ele comanda a empresa ao lado da esposa, Glaucia Raboch, psicóloga, com quem é casado desde 2009. Os dois se conheceram através de amigos em comum, em Florianópolis e são pais do Bernardo, que em 2024 completa 14 anos.

 

Embora amante de um bom vinho, Diego conta que sua história com a Pericó não foi previamente planejada, aconteceu como uma oportunidade de negócio e foi abraçada com muito entusiasmo. “Minha área de atuação é na corretagem de imóveis e no primeiro momento nem passava pela minha cabeça mexer com vinhos”, afirmou.

 

Diego Censi começou a trabalhar aos 14 anos, em sua cidade natal, Brusque (SC). Trabalhou com vendas no varejo, área comercial, em banco e principalmente imóveis. Morou em diferentes cidades e estados até estabelecer residência em Balneário Camboriú, litoral norte catarinense, onde mora desde 2010.

 

Antes de se tornar um empresário de sucesso com o negócio na serra catarinense, Diego já fazia seu nome como corretor de imóveis no litoral. O primeiro contato com o mercado foi em Florianópolis, onde viveu por seis anos, numa época em que os projetos em Jurerê Internacional estavam em alta. Surgia ali o interesse pelos imóveis de luxo e alto padrão!

 

Entre idas e vinda com a família para Balneário Camboriú, Diego decidiu fixar residência e montou sua própria imobiliária, a Finest Brokers. “Gosto de trabalhar sozinho, assim consigo traçar um perfil dos meus clientes e buscar o melhor investimento, de forma personalizada”, conta o empresário.

 

E foi através do ramo imobiliário que a Pericó chegou até ele.

 

Diego Censi já era um consumidor dos produtos da Pericó e negociava imóveis para os então proprietários da vinícola, até que a própria empresa surgiu como oportunidade de negócio e investimento. Assim, em dezembro de 2018, ele assumiu o projeto.

 

A Pericó, desde a fundação planta cinco tipos de uvas, que geram seus produtos: cabernet sauvignon, merlot, pinot noir, chardonnay e sauvignon blanc. A primeira colheita foi em 2007, quando começaram as produções de vinhos e espumantes.

 

Hoje o local mantém o plantio das mesmas uvas francesas e diversificou os produtos, trabalhando com os métodos de espumante charmat e champenoise, vinhos brancos, rosês, tintos e de sobremesa e o brandy, um produto diferenciado da Pericó, destilado do vinho, lá da primeira safra de 2007.

 

Amante do turismo, Diego viu na vinícola e na região um grande potencial e seus planos são grandiosos. Com o complexo Pericó em construção, em São Joaquim, Diego espera atrair ainda mais turistas para a região. Hoje, além da vinícola, o local comporta uma loja, um restaurante e o receptivo.

 

- Desde que assumimos começamos a trabalhar nos projetos de abertura da propriedade para o turismo. Nosso caminho não é só venda de vinho, mas o enoturismo principalmente. Iniciamos o projeto de hotelaria e da vinícola, oferecendo uma experiência ao visitante, de se hospedar junto aos vinhedos, podendo vivenciar toda a alquimia da transformação da uva em vinho.

 

Junto ao hotel e a vinícola, Diego prepara outro projeto, de um condomínio residencial de altíssimo padrão, com grandes áreas de lazer e preservação, campo de golf, que será o mais alto do Brasil, com 1300 metros de altitude. Através do apoio do poder público estadual e municipal, novos acessos estão sendo construídos, para facilitar a chegada de visitantes.

 

“Há cinco anos estamos desenvolvendo estes projetos e agora as obras de acesso a Pericó e à região, que comtempla outras empresas está alicerçado pela pavimentação do governo do estado. Assim como as obras avançam, nós também agilizamos nosso projetos e lançamentos”, conta.

 

Na serra o movimento de turistas é constante, principalmente com as temperaturas mais baixas se aproximando e isso motiva o empresário a propor projetos maiores.

 

A ideia é transformar a indústria do vinho em turismo. “Nossa serra é linda por natureza e as vinícolas catarinenses são um atrativo a parte. Os vinhedos mudam a cada estação e nossa região possui cerca de 3.000 leitos para receber os visitantes. Queremos dar às vinícolas o status de ponto turístico, com foco na preservação e sustentabilidade e a Pericó faz parte deste processo, investindo não apenas na qualidade de seus produtos, mas atraindo mais visitantes”, disse Diego Censi.

 

Ele por ele!

Um prato: Paella

Uma bebida: Vinho

Um lugar: Portofino, Itália

Viagem inesquecível: Itália

Um amor: família

Uma qualidade: empreendedor



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