Ferragamo Primavera-Verão 2024

Ferragamo Primavera-Verão 2024

Para a Primavera-Verão 2024, Maximilian Davis explora os códigos que desenvolveu na Ferragamo, imbuindo a sua estética distinta com uma facilidade orgânica enquanto se baseia na relação entre equilíbrio e tensão. “Eu queria que as coisas parecessem muito mais leves, tanto em termos de tecido e construção, mas também em termos de como as pessoas querem se vestir”, explica Davis. “Encontrei uma familiaridade no modo de vestir e de viver italiano: uma facilidade que parece muito caribenha. A ideia de fazer tudo no seu ritmo, no seu tempo.”

 

Ao traçar paralelos entre o espírito dos estilos italianos e caribenhos, a coleção também encontra inspiração nos contrastes situados do movimento Arte Povera, da Itália, que muitas vezes posicionava materiais naturais ao lado de elementos industriais e elevava o cotidiano através de uma visão cuidadosa. Para a Primavera-Verão 2024, modestos linhos e algodão são abordados com rigor, colados em cetins ou tratados para parecerem couro; acessórios e detalhes esculturais em madeira polidos com perfeição; silhuetas precisas expressas em tecidos naturais. “Eu realmente queria que as peças parecessem muito puras e honestas; para que a coleção seja identificável dentro de um guarda-roupa, mas interessante em termos do toque da mão.”

  

Durante todo o processo, aparece uma interação subversiva entre contenção e liberdade: uma despreocupação é expressa na textura desgastada da alfaiataria de couro, enquanto a alfaiataria imaculada de meados do século é reduzida à fluidez. O drapeado de viscose, enraizado na herança florentina de Ferragamo e ecoado nos vestidos caribenhos do século XVIII, agora aparece combinado com a linguagem da armadura renascentista: corpetes de couro spazzolato moldado e inserções rígidas e de alto brilho.

 

A sensibilidade inerente ao trabalho de Davis permanece discretamente onipresente: vestidos elegantes para o dia a dia combinados com botas de cano alto ou com decote profundo no peito, shorts masculinos com corte alto na coxa, camisetas torcidas como se fossem vestidas rapidamente. “O fetichismo é algo que está presente no DNA do meu trabalho”, explica. “Há algo de moderno em incorporar isso em dia a dia e em seu guarda-roupa diário.”

 

Sapatos e bolsas

Dentro da coleção, esse sentimento é claramente aparente nos calçados: sapatos de látex napa e botas gaúchas lak baseiam-se nas tendências estéticas de Davis enquanto usam o artesanato dos ateliês de calçados de Ferragamo para garantir conforto e usabilidade. Um estilo de arquivo de 1955, o Calypso, mostra o design de um salto tipo gaiola de banana, agora impresso em 3D e galvanizado. “Eu queria encontrar os estilos que exploramos nas coleções anteriores e reiterá-los”, diz Davis – e o familiar salto curvilíneo de uma plataforma agora aparece em chifre como base para uma sandália de alto brilho, e uma tira em T amarrada com brilhos e pedras naturais. Para os homens, a herança da Ferragamo é revivida com um vocabulário contemporâneo: Oxfords, mocassins e sapatos são desconstruídos ou inseridos com látex vitello contrastante para uma reviravolta nos clássicos.  

Da mesma forma, as bolsas dão continuidade às linhas gráficas e formas geométricas iniciadas nas coleções anteriores: o clássico contemporâneo, a Hug, aparece como uma bolsa de alto brilho em um arco-íris de tons saturados, além de variações em tela e couro. A luxuosa bolsa tiracolo Fiamma, que distorce as simetrias e traz como fecho um isqueiro do arquivo de Ferragamo aparece por toda parte, enquanto a bolsa Frame agora é franjada com lantejoulas de madeira no espírito da estação. Para os homens, a pureza discreta da bolsa Star ocupa o centro das atenções, a sua construção meticulosa e a ausência de ferragens permitem a sua forma mais suave e leve.

 

Créditos

Set design by Villa Eugénie

Co-production Urban Production & Villa Eugénie

Mischa Notcutt  @11casting 

Make-up by Thom Walker. Make-up sponsor KIKO Milano

HAIR - Virginie Moreira @ M+A Talent using Wella

NAIL - Sylvie Macmillan @ M+A Talent using OPI

 

Sound Composition by Yasmina Dexter  @Hen House 

@pandorasjukebox @henhouseartists

Sound Engeneer James Rand 

@jamesrand

 

Featuring 

LEON VYNEHALL  - From The Sea/It Looms (Chapters I & II)

Geena - Papee Chu Low 

Koreless - Sun 

Warp Dub Sound System - Night Places Darkness Upon The Earth



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