Lipedema: conheça a doença de Yasmin Brunet, que atinge 12% das brasileiras, e quais os métodos de tratamento

Lipedema: conheça a doença de Yasmin Brunet, que atinge 12% das brasileiras, e quais os métodos de tratamento

O lipedema, caracterizado pelo acúmulo excessivo de gordura nas pernas, coxas, nádegas e até mesmo nos braços, afeta 12% das brasileiras, inclusive as famosas, como é o caso de Yasmin Brunet. A participante do BBB 24 revelou em conversa com os brothers sofrer com a doença e planejar a realização de uma cirurgia.

 

Essa condição pode levar a dor e desconfortos físicos e estéticos. No entanto, muitas pacientes acabam optando, por falta de conhecimento, apenas pelo método cirúrgico, por meio de lipoaspiração. Segundo especialistas, a lipo somente deve ser indicada em casos graves. Nesse processo, a massoterapia tem se mostrado uma grande aliada no tratamento.

 

A especialista em massoterapia Ana Martha, da TopCorpus, lista alguns benefícios da massagem no tratamento de lipedema.

 

Redução do inchaço

Massoterapia é especialmente eficaz na redução do inchaço, aliviando a sensação de peso nas pernas, por meio da drenagem linfática. A técnica estimula o sistema linfático, auxiliando na remoção de excesso de líquido e toxinas, o que resulta em uma redução significativa do edema nas pernas.

 

Alívio da dor

Muitas pessoas com lipedema experimentam desconforto e dor nas pernas. A massoterapia pode ajudar a aliviar esses sintomas, uma vez que a técnica promove o relaxamento muscular, reduz a pressão nos tecidos e estimula a liberação de substâncias analgésicas naturais no corpo.

 

Melhora da circulação sanguínea

A massoterapia também contribui para melhorar a circulação sanguínea nas pernas afetadas pelo lipedema. A estimulação suave dos vasos linfáticos e sanguíneos ajuda a aumentar o fluxo sanguíneo, melhorando a oxigenação dos tecidos e promovendo a regeneração celular.

 

Aumento da mobilidade

O lipedema pode limitar a mobilidade e a funcionalidade das pernas. A massoterapia, ao reduzir o inchaço e a dor, pode ajudar a melhorar a mobilidade articular, permitindo que as pessoas afetadas pelo lipedema se movam com mais facilidade e conforto.

 

Apoio emocional e bem-estar

Além dos benefícios físicos, a massoterapia pode oferecer um suporte emocional significativo para aqueles que sofrem com o lipedema. O toque suave e a atenção personalizada durante as sessões de drenagem linfática podem promover um sentimento de cuidado e relaxamento, contribuindo para o bem-estar geral.

 

EVENTO SANA DÚVIDAS

No dia 28 de julho, a professora Ana Martha, da  TopCorpus , participa do Congresso Estetika, onde apresentará os diversos tipos de edemas, destacando suas distinções e as peculiaridades associadas aos tratamentos específicos, alinhando-os com as respectivas abordagens terapêuticas e profissões, exemplificando de maneira prática a abordagem da "neuroestética".

Sobre Ana Martha

Ana Martha é fisioterapeuta dermatofuncional, formada pela UNESP. Ela transforma vidas com massagem há 17 anos e criou o curso TopCorpus para formação em massoterapia online, reconhecido pelo MEC, através da Faculdade Brasília e ABRATH (Associação Brasileira dos Terapeutas Holísticos). Pós-graduada em fisioterapia dermatofuncional, ela também é mentora de massoterapeutas e, com orgulho, a mente por trás do inovador Método TopCorpus -  massagem que drena, reduz medidas, relaxa, ameniza dores e ajuda no funcionamento do intestino. Ana Martha é detentora de oito patentes de massagens e nos últimos anos, já ajudou mais de 28.000 alunas em mais de 31 países a conquistarem independência financeira com massagem.



Voltar