Muna Culinária Árabe une tradição e história e vem encantando os paulistanos com receitas de família

Muna Culinária Árabe une tradição e história e vem encantando os paulistanos com receitas de família

Em 1948, a família de Mouna Aris Gaspar, 77 anos, chegou a São Paulo. Sua família, abandonou a cidade síria de Alepo para fugir dos conflitos internos. Depois de meses navegando e muitas dificuldades enfrentadas a família chegou à Santos. Amparados por parentes que já estavam aqui, a família começou a trabalhar no bairro do Brás, anos depois abriram um armazém de secos e molhados.

 

“Minha mãe, Ratiba, cozinhava todo dia e tinha muito ciúme de sua cozinha. Eu só podia ficar no canto, observando. A maior parte do cardápio do dia a dia era árabe, receitas simples e nutritivas que ela fazia questão de preparar, porque nossa situação financeira não era muito boa." Conta Mouna.

 

Entre as receitas que trazem memórias saborosas daquele tempo, uma tem lugar especial: as esfihas. Redondinhas, modeladas no formato aberto e recheadas de carne moída, eram carregadas na pimenta e nos condimentos "como árabe gosta", relata Mouna.

 

A esfiha sempre juntou todo mundo nos dias de encontro de família e uniu várias gerações”, elogios não faltavam...ela explica. Anos depois, sua filha Gisele Gaspar hoje com 48 anos, conta que durante a adolescência, adorava ajudar a mãe na cozinha e, durante as férias, fazia questão de preparar também as refeições da família.

 

Sucesso entre amigos, os banquetes árabes preparados por Mouna eram muito elogiados e ideias de fazer da culinária um negócio não faltavam. Mas o marido de Mouna, José Gaspar, não achava ser uma boa ideia, afinal a aprovação vinha dos amigos, convidados e parentes. Com o passar do tempo, eventualmente, preparava banquetes árabes por encomenda, a pedido de amigas. Mas não passava disso.

 

Durante a pandemia, os rumos mudaram. Em 2020, Mouna ficou viúva. No mesmo ano, em função da quarentena, Gisele deixou de trabalhar como consultora de estilo — e foi dela a ideia de aproveitar a ocasião para resgatar a ligação com a cozinha da mãe. "No meio daquela tristeza, a Gisele me ligou e disse que queria reaprender a fazer esfiha", conta a mãe. Gisele havia se casado cedo e trabalhado com moda durante muitos anos. Da parceria improvisada, nasceu um novo negócio: o delivery Muna Culinária Árabe, fruto de sociedade entre Mouna e Gisele.

 

A cozinha profissional funciona no bairro do Alto da Boa Vista, Zona Sul de São Paulo, e cresceu um bocado — a dupla comanda uma equipe de sete pessoas, com direito a motorista dedicado às entregas em domicílio.

 

"Desde o primeiro dia, trabalhamos incansavelmente cozinhando e entregando. Não damos conta dos pedidos", Gisele comemora.
Os pratos vão do hommus aos charutos, dos quibes às caftas, do tabule ao falafel. Tem também umas invenções abrasileiradas de Mouna, como as esfihas de alcachofra e de goiabada com queijo.

 

Cardápio: munaculinariaarabe.com.br

Instagram: @munaculinariaarabe



Voltar