Palácio de Versalhes: 5 curiosidades para você conhecer neste ponto turístico na França

Palácio de Versalhes: 5 curiosidades para você conhecer neste ponto turístico na França

Historiadora da arte e guia Helena Ribeiro ressalta a importância histórica do lugar onde foi assinado o Tratado de Versalhes

 

O Palácio de Versalhes é um dos pontos turísticos do mundo. Cerca de 7 milhões de pessoas visitam o castelo e os jardins de Versalhes. O Palácio de Versalhes é um castelo real localizado na cidade de Versalhes, que fica a 20 km de Paris. O local foi construído durante o reinado de Luís XV que governou a França entre 1661 e 1715, e representa um grande símbolo do poder dos monarcas no país, além de mostrar o padrão de vida luxuoso dos reis e da nobreza. O local é considerado Patrimônio Mundial da Humanidade pela Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura). 

 

Helena Ribeiro, historiadora e guia credenciada pelo Ministério da Cultura da França, que mora em Paris desde 2011, elencou cinco curiosidades que os visitantes precisam conhecer no Palácio de Versalhes.

 

1 - Arquitetura 

Visitantes do mundo inteiro ficam encantados com a arquitetura barroca do Palácio de Versalhes. Sinônimo de luxo e riqueza, o interior do palácio é composto por pinturas no teto da época renascentista, paredes com mármore e arabescos de ouro, muito presentes na decoração. 

 

2 - Salão dos Espelhos 

O palácio conta com um Salão dos Espelhos projetado pelo arquiteto francês Jules Hardouin-Mansart e construído entre 1678 e 1684, no reinado do rei Luís XV. O salão tem 73 metros de comprimento, 240 metros de largura e um teto de 40 metros de altura decorado com pinturas coloridas. Charles Le Brun, um notável artista francês do período, pintou 30 composições no teto abobadado representando Luís XV e a gloriosa história da França. O salão teve vários usos, funcionava como sala do poder, e ali muitos visitantes aguardavam, ou seja, era um local de receber visitas, bailes e havia diversas reuniões também. No local foi assinado o Tratado de Versalhes, que encerrou formalmente a Primeira Guerra Mundial. 

 

3 - Jardim de Versalhes

Os Jardins de Versalhes são um espetáculo à parte para os visitantes. O passeio é gratuito e somente nos dias de shows é necessário comprar ingressos para entrar. Os jardins são compostos por bosques, fontes de água, grandes arbustos, esculturas e diversas estátuas. Os jardins em Versalhes representam o poder do rei Luís XV durante o seu reinado. Os jardins são praticamente um museu a céu aberto já que existem diversas esculturas ao ar livre, 221 obras de mármore, chumbo e bronze nos  jardins.

 

4 - Ópera Real 

A Ópera Real de Versalhes é o principal teatro e casa de ópera do Palácio de Versalhes. Projetado por Ange-Jacques Gabriel, também é conhecido como o Théâtre Gabriel. No local acontecem apresentações de ópera durante a temporada musical. Os visitantes podem conhecer a Ópera Real e compreender melhor sobre a sua história durante o reinado de Luís XV. O local funcionava como um teatro particular, era uma área de entretenimento da realeza, com apresentações de balé, comédia e ópera. 

 

5 - Construção do Castelo 

O castelo foi projetado pelo arquiteto francês Louis Le Vau, que morreu durante o processo das obras, deixando a conclusão para Jules Hardouin-Mansart. Só a área construída tem mais de 63 mil m², ou 15 campos de futebol, onde se encontram 2.300 cômodos, 2.143 janelas, 352 lareiras e 67 escadarias.

Essas curiosidades despertaram sua vontade de conhecer o palácio? 

Sobre Helena Ribeiro

Saiu do Brasil em 2011 para fazer um mestrado em Estudos Teatrais em Paris mas no meio do caminho se apaixonou pela história da Arte e resolveu deixar os palcos para trás. Se formou em História da Arte pela Universidade Paris Sorbonne e trabalha como guia para brasileiros em Paris! Fundou a empresa Viva Paris e compartilha com os turistas todo seu amor e entusiasmo pela cidade luz. Propõe visitas guiadas nos principais museus de Paris: Museu do Louvre, Museu d’Orsay, Museu Rodin e outros lugares incríveis que você não pode deixar de conhecer. Além disso, trabalha como consultora de viagem para quem está organizando sua viagem para a cidade do amor. 



Voltar