Paleta de cores vivas e alegres é tendência também na gastronomia

Paleta de cores vivas e alegres é tendência também na gastronomia

Em alta no setor de vestuário desde o fim da pandemia, a chamada “moda dopamina”, caracterizada pelo uso de cores vibrantes e divertidas, tem conquistado cada vez mais espaço no mercado brasileiro, tornando-se tendência em diversos segmentos, tais como o da gastronomia. A Le Petit Macarons, primeira boutique brasileira especializada no doce francês macaron, é um exemplo do setor de alimentação que tem investido bastante na paleta de tons vivos e alegres.

 

Segundo Valquiria de Marco, sócio-fundadora e Diretora de Produção e Criação da Le Petit Macarons, a tendência do estilo colorido tem tudo a ver com a gastronomia. “A moda dopamina foi nomeada desta forma por conta do neurotransmissor responsável por sensações como alegria, bem-estar e recompensa que, como a gente sabe, também são sentimentos estimulados pela alimentação”, explica.

 

Para harmonizar cores e gustação, a rede tem trabalhado com macarons de sabores diferenciados, tais como o Red Velvet que, disponível em vermelho, é feito com ganache cremosa de cream cheese e calda de morango; o de Blueberry, em tom de azul, elaborado por meio da ganache de chocolate belga com pedaços da fruta; e o Amora com Vinho do Porto que, em roxo, é composto por geleia de amoras frescas com a doçura do Vinho do Porto.

Além desses, a Le Petit Macarons também dispõe de outros 30 sabores em seu cardápio, todos coloridos. Entre eles, também chamam a atenção pela cor, o de Lavanda, em lilás; Framboesa, em rosa; Limão Siciliano, em amarelo; Bergamota, em laranja; e  Pistache, em verde.

 

De acordo com Valquíria, o doce francês já era reconhecido por ser colorido, mas, normalmente, em tons pastéis. “Os macarons são comercializados em diferentes cores desde o século 20, porém, habitualmente em tonalidades mais claras. Quando observamos a moda dopamina caindo no gosto do público, enxergamos a oportunidade de mudar esse costume e trazer tons vibrantes, que enchem os olhos, despertam a atenção e provocam boas sensações”, comenta.

 

Operando no franchising desde 2018, a Le Petit Macarons possui 24 unidades distribuídas pelos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Distrito Federal. Para este ano, a rede pretende atingir a marca de 35 lojas e estar presente em 10 estados brasileiros. 

Sobre a Le Petit Macarons 

Fundada em 2014, em Bento Gonçalves (RS), a Le Petit Macarons é a primeira boutique brasileira especializada no doce francês macaron, uma iguaria preparada artesanalmente. No cardápio, são 33 sabores diferentes sem glúten, com opções exclusivas sem lactose, além de cafés e chás importados. No franchising desde 2018, a rede possui 24 unidades que estão localizadas em sete estados brasileiros: Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Distrito Federal.



Voltar