Vale do São Francisco ganha primeira Indicação de Procedência para vinhos tropicais do mundo

Vale do São Francisco ganha primeira Indicação de Procedência para vinhos tropicais do mundo

Com essa concessão, o país agora tem 105 Indicações Geográficas registradas no INPI, sendo 73 de procedência (todas nacionais) e 32 denominações de origem (23 nacionais e 9 estrangeiras)

 

No dia 01 de novembro de 2022, foi divulgado na Revista da Propriedade Industrial (RPI) nº 2.704 o reconhecimento do Vale do São Francisco como Indicação de Procedência (IP) para vinhos finos, nobres, espumantes naturais e moscatel espumante. A área de produção dos vinhos tropicais é formada por cinco municípios localizados em dois estados do Nordeste: Santa Maria da Boa Vista, Lagoa Grande e Petrolina, em Pernambuco, e Curaçá e Casa Nova, na Bahia.

 

Com essa concessão, o país agora tem 105 Indicações Geográficas registradas no INPI, sendo 73 de procedência (todas nacionais) e 32 denominações de origem (23 nacionais e 9 estrangeiras). A atual área delimitada da IP Vale do São Francisco surgiu com a organização da produção agrícola irrigada da região, que começou na década de 1960, segundo os documentos apresentados ao INPI. A irrigação possibilitou que terras, até então consideradas improdutivas, se tornassem áreas verdes ao longo das margens do Rio São Francisco.

 

A comercialização dos vinhos tropicais começou na década de 1980. Sendo assim, as videiras detêm uma região com características únicas no mundo. “Este é o único lugar do mundo que produz, hoje, duas safras de uvas por ano, resultado das características naturais da região e do conhecimento de seus produtores”, explica André Arruda, diretor da Rio Sol. O projeto de criação da Rio Sol começou no ano de 2003. A empresa está localizada no Vale do São Francisco, na cidade de Lagoa Grande, em Pernambuco.

 

Anualmente são produzidas, aproximadamente, 3 milhões de garrafas, entre vinhos e espumantes, distribuídos para todo o Brasil. Unindo o clima semiárido de Pernambuco com as características únicas das vinhas portuguesas, os vinhos Rio Sol se destacam pela qualidade e exclusividade. “Trata-se de um marco histórico para a região, pois é o resultado do trabalho e esforço de vários anos das vinícolas envolvidas no processo de certificação da indicação geográfica, sendo a primeira indicação de vinhos tropicais do mundo”, ressalta Arruda.

 

Nem toda a produção do Vale do São Francisco poderá utilizar o selo da IP. Apenas os vinhos nobres, finos, moscatéis espumantes e espumantes naturais produzidos, engarrafados e envelhecidos 100% na área geográfica delimitada, que possui 25.138 km², poderão solicitar o selo. “A expectativa é que, com a certificação, a projeção do vale do São Francisco como produtor de vinhos de qualidade aumente, e que mais pessoas e turistas visitem a região em busca de seus vinhos, do Enoturismo e de conhecer o método de cultivo particular e único no mundo”, finaliza Arruda.

Sobre a Rio Sol

A Rio Sol está localizada no Vale do São Francisco, na cidade de Lagoa Grande, em Pernambuco. A vinícola produz vinhos e espumantes, cujos rótulos vêm, cada vez mais, conquistando prêmios nacionais e internacionais.

A empresa pertence a Global Wines, com sede na região do Dão, em Portugal, produtora de vinhos reconhecida no mercado mundial pelo dinamismo e inovação, com grande diversidade de rótulos premiados entre os melhores da Europa.

Saiba mais através do site www.riosol.com.br



Voltar