Juliana Pavan

Juliana Pavan

 Juliana Pavan com o marido Edwino Reinaldo Von Borstel Neto e a filha Maria Giulia Pavan Von Borstel

 

Política feminina

 

Quando Jeannette Rankin foi eleita a primeira mulher para o Congresso norte-americano em 1916, representando o estado de Montana, ela proferiu a seguinte frase: “Posso ser a primeira mulher parlamentar, mas não serei a última”.

 

Sim, o caminho feminino na política foi traçado vagarosamente, mas no Brasil, desde que as mulheres foram autorizadas a votar, lá em 1933, e ainda com ressalvas machistas, tendo como requisitos serem casadas, ou com o aval dos maridos, gradativamente elas foram conquistando mais do que um direito, mas também um cargo.

 

Os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontam que mais da metade da população brasileira (51,13%) é feminina, e elas representam, segundo o Tribunal Superior Eleitoral, 53% do eleitorado. No entanto, conforme a pesquisa, ocupam hoje menos de 15% dos cargos eletivos.

 

Dos filiados a partidos políticos, 8.493.990 são homens, representando 53,8% do total, enquanto 7.284.431 são mulheres (46,2%). Embora a diferença entre os filiados por gênero não seja tão significativa, a representatividade efetiva das mulheres na política é bastante desigual. Nas Eleições Gerais de 2022, por exemplo, 9.891 mulheres se candidataram, porém somente 311 delas foram eleitas, correspondendo a apenas 18,2% do total de eleitos.

 

Nossa personagem, contraria as estatísticas e foi eleita para um cargo público já em sua primeira candidatura. Às vésperas de completar 41 anos, em abril, Juliana Pavan Von Borstel traz no sobrenome uma força política catarinense, sendo filha do ex-senador e governador Leonel Pavan. A Ju, como é conhecida foi eleita vereadora por Balneário Camboriú, sua cidade natal, para o pleito 2021-2024. Única mulher eleita nesta legislatura.

 

Como membro do legislativo municipal, Ju Pavan tem se destacado por suas abordagens e soluções para os desafios enfrentados pela comunidade.

 

Empresária e atual procuradora da Procuradoria Especial da Mulher, ela também apresenta um programa televisivo na TVC Panorama, afiliada da TV Cultura, o programa Muito Mais com Ju Pavan, além de ser empresária na área da hotelaria e graduanda em Gestão Pública.

 

Filha de Leonel Arcangelo Pavan e Maria Bernadete Pavan, é irmã de Leonel Júnior Pavan, casada com Edwino Reinaldo Von Borstel Neto e mãe de Maria Giulia Pavan Von Borstel.

 

Filiou-se ao PSDB em 2001, e neste mês de março se apresentou como candidata a prefeita do município, agora pelo PSD.

 

Sendo filha de político, Juliana admite que sempre foi incentivada a participar deste meio, mas foi no período da pandemia que este interesse despertou. Ela relembra que o descaso político com as verbas públicas, onde muitos se aproveitavam da pandemia para benefício próprio, foi o start para começar na carreira, mas não para ser apenas mais uma, e sim, fazer a diferença.

 

“Meu maior compromisso é defender políticas públicas que invistam nas pessoas”, pontua.

 

Ju Pavan se diz preparada para administrar a capital catarinense do turismo e pode ter um aliado a mais para o crescimento das cidades coirmãs, Balneário Camboriú e Camboriú. Isso porque seu pai, Leonel Pavan, anunciou também sua candidatura a prefeito do município vizinho, e como as cidades dividem mais do que a fronteira, pode significar investimentos maiores para os municípios e a solução de problemas entre eles, principalmente de abastecimento hídrico e mobilidade.

Aguardem!

 

PERGUNTAS:

Ela por ela!

Um prato: Difícil escolher (rs); Feijoada, Moqueca, Picadinho de carne (feito pela minha avó)

Uma bebida: Água bem gelada

Um lugar: minha casa

Um livro: A Arte da Guerra (estou lendo neste momento)

Uma música: A hora é agora m, de Jorge & Mateus

Um amor: pela minha família

Uma qualidade: honesta

Um defeito: impaciente

Uma frase: “Novos tempos requerem ousadia.”

Política pra mim é: conexão com as pessoas, é sentimento. A política está presente em tudo o que fazemos.

Ju por Ju: Sou uma mulher autêntica, que acredita em si. E dessa forma sigo sempre de cabeça erguida para alcançar meus objetivos.

Uma das lições que eu aprendi na vida é que o desânimo não vai nos levar a lugar nenhum, devemos manter a nossa mente sempre ocupada e otimista, para poder restaurar a fé em si mesma todos os dias.



Voltar